No mundo corporativo, a informação passou a ser um ativo de grande relevância. Ela pode estar disponível em sistemas corporativos (necessários para o bom funcionamento de uma factoring, por exemplo), em documentos eletrônicos (arquivos do Word, planilhas, etc.) e em documentos físicos (contratos, instruções normativas, entre outros).
Procure aperfeiçoar os processos
Não tenha dúvida de que o acesso imediato a dados estatísticos e de desempenho possibilita a um gestor ter um maior conhecimento dos processos.
Isso porque haverá uma visão mais abrange do funcionamento dos setores, o que favorece a implementação de diversas melhorias como:
- eliminar etapas desnecessárias;
- aperfeiçoar os fluxos de trabalho;
- diminuir os riscos operacionais;
- aumentar o controle dos processos;
- melhorar a distribuição das atividades entre as áreas;
- revisar normas e procedimentos internos;
- padronizar os processos.
- Valorize a comunicação interna
Não adianta ter todas as informações disponíveis, caso a comunicação não funcione de maneira adequada. Se o líder não saber transmitir uma mensagem com clareza, o trabalho da equipe fica bastante comprometido.
Numa factoring, é fundamental potencializar a comunicação interna. Neste sentido, podem ser adotadas ferramentas que proporcionam diversas vantagens:
- aperfeiçoamento do fluxo de informação entre funcionários e unidades;
- acesso mais ágil à informação;
- aumento na confiabilidade dos dados;
- capacidade de responder mais rápido às demandas internas e externas.
- Os funcionários compartilhando devidamente as informações farão com que os processos sejam concluídos com mais velocidade e qualidade.
Aumente a produtividade com a gestão de informação
Com o conhecimento devidamente administrado, os gestores têm mais condições de utilizar os recursos humanos e tecnológicos para eliminar os gargalos e fazer com que eventuais problemas sejam resolvidos com mais rapidez.
Esta postura favorece o aumento da produtividade. Outro fator que contribui para a melhoria do desempenho é fazer com que os processos sejam bem definidos e conhecidos pelos empregados. Para isso, é necessário contar com uma política clara e eficiente de comunicação interna.
Ao implantar uma cultura de conhecimento acessível e compartilhado, uma factoring estimula os funcionários a ter mais responsabilidade com a correção de erros e com a qualidade do trabalho desenvolvido.
Tenha foco na avaliação de desempenho
Para ter um dimensionamento de como as ações estão sendo conduzidas, é essencial contar com ferramentas que permitem uma análise consistente da performance.
Com as informações bem estruturadas, podem ser utilizados indicadores de desempenho que ajudam a verificar diversos aspectos:
- tempo para executar uma fase de um processo;
- período gasto por um funcionário para finalizar um determinado serviço;
- custos relacionados com cada etapa de um processo;
- tempo de atendimento ao cliente;
- índice de satisfação dos serviços prestados.
A gestão da informação é um diferencial relevante no mundo corporativo e permite uma factoring se destacar no mercado. Se você gostou deste post, deixe o seu comentário. A sua opinião é muito importante para nós!