A pandemia do coronavírus impactou de forma permanente diversos aspectos das nossas vidas. No mundo dos negócios, esses impactos foram ainda mais evidentes, com empresas mudando do escritório físico para o teletrabalho e alterando inteiramente a forma como vários dos seus processos internos são realizados.
Essas mudanças foram ainda mais impactantes no setor financeiro, que já vinha caminhando para uma interrupção completa na forma como os serviços são oferecidos para o cliente. Nos últimos anos, o surgimento de tecnologias como Inteligência Artificial, blockchain e a ascensão das Fintechs têm feito instituições financeiras de todos os portes repensarem suas posturas quanto à transformação digital.
A transformação digital se refere a migração do mundo físico para o mundo virtual, onde os serviços ao cliente são mais ágeis, baratos e eficientes. Mas o que ela significa para as pequenas instituições financeiras, como a Empresa Simples de Crédito (ESC), e quais impactos os empreendedores nesse mercado podem esperar no futuro?
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O que a transformação digital significa para a ESC?
Historicamente, as pequenas instituições financeiras se assemelhavam aos bancos tradicionais, com localização física, atendimento ao cliente presencial e dependência de processos manuais.
Assim como os bancos foram forçados a digitalizar suas operações em resposta às demandas dos clientes e à necessidade de gerar redução de custos operacionais para oferecer taxas de juros mais competitivas a seus mutuários, os pequenos credores foram obrigados a entrar na mesma jornada de evolução para serviços financeiros habilitados digitalmente.
A tecnologia e a transformação digital podem tomar muitas formas dentro de uma ESC. No entanto, já está claro que há quatro categorias principais de mudança que serão mais importantes à medida que as ESCs se transformam:
- Canais. Um dos insights mais importantes da pandemia da COVID-19 é a necessidade de encontrar novas maneiras de alcançar e interagir com os clientes, não apenas porque temos que observar o distanciamento físico, mas porque mesmo em tempos normais, as pessoas valorizam a conveniência e serviços que refletem suas necessidades;
- Uso de dados. Os dados são cada vez mais essenciais para os modelos de negócios de serviços financeiros e essa tendência tende a se acelerar. Sua capacidade de coletar e usar dados relevantes é fundamental para muitas das mudanças que as ESCs precisam fazer para competir, desde a gestão de risco de crédito eficaz até a gestão de relacionamento com o cliente;
- Diversificação de produtos. As ESCs precisarão ampliar os serviços que oferecem de uma forma que atenda às demandas dos clientes e aumente a lealdade. Mas, para alcançar a diversificação de produtos, elas precisam de dados melhores, bem como de recursos de back-office e habilidades de tecnologia mais sofisticadas;
- Sistemas centrais flexíveis. Subjacente a tudo isso está a necessidade de operar sistemas centrais de TI e gerenciamento de dados mais flexíveis, o que tradicionalmente tem sido um ponto fraco para as ESCs. A capacidade de evoluir e adaptar modelos de negócios e seu reflexo em sistemas de TI mais ágeis é cada vez mais um fator determinante na era digital.
Quais os benefícios da transformação digital para a ESC?
Para a maioria das ESCs, os serviços de digitalização não são mais uma opção, mas uma obrigação. A transformação digital é um caminho obrigatório para se manter competitivo e alcançar melhores resultados.
Para promover o negócio e crescer no mercado, as ESCs precisam adotar novas tecnologias e reconsiderar seus modelos de negócios. A boa notícia é que operações digitalizadas trazem uma série de benefícios para as pequenas instituições financeiras e seus clientes que as agências tradicionais e os bancos não podem oferecer.
Alguns desses benefícios incluem:
- Conveniência e proximidade. Os serviços financeiros digitais oferecem mais comodidade aos clientes, pois permitem o acesso a uma gama mais ampla de serviços financeiros que os clientes podem acessar de qualquer lugar, eliminando a necessidade de deslocamento;
- Redução dos riscos. A criação das ESCs fez a diferença na vida das pequenas empresas, para quem a oferta de crédito geralmente era cara, demorada e burocrática. Com as finanças digitais, as ESCs podem oferecer condições ainda melhores a esse público, gerenciando o risco e aumentando a competitividade;
- Transações mais rápidas. As finanças digitais permitem que os clientes negociem, economizem, tomem e paguem empréstimos em segundos. Assim, as ESCs podem oferecer uma melhor experiência ao cliente e fornecer respostas rápidas, garantindo uma melhor experiência do cliente;
- Eficiência operacional. O uso de soluções digitais aumenta a agilidade na ESC, pois a equipe não precisa perder tempo preenchendo formulários em papel antes de inserir os dados no sistema, nem consultando informações manualmente. Ao mesmo tempo, a introdução de processos automatizados reduz as possibilidades de fraude, erros e os riscos associados.
Como iniciar a transformação digital na ESC?
A jornada de transformação digital das ESCs foi acelerada pela pandemia do coronavírus. Os provedores de empréstimos tradicionais começaram a explorar maneiras de digitalizar suas operações ou ativos existentes para acompanhar as novas tecnologias e a demanda dos clientes por serviços mais convenientes e acessíveis, impulsionando para que as ESCs façam o mesmo.
Embora as ESCs reconheçam o valor e a necessidade de digitalizar seus modelos de negócios, a maioria ainda enfrenta dificuldades em sua jornada. Digitalizar as operações pode ser um processo difícil, no entanto a parceria com um provedor digital pode fornecer uma solução fácil.
Um sistema para a gestão da ESC na nuvem, por exemplo, oferece um ótimo passo inicial para que a empresa inicie essa jornada. A solução contribui para a execução automatizada dos processos, garantindo agilidade total para a operação da ESC.
Para saber mais, veja nosso artigo sobre como a tecnologia disruptiva pode impulsionar sua ESC!