Na hora fixar metas, mais do que motivar a equipe de cobrança, o gestor precisa definir metas inteligentes. Isto é, metas realistas e atingíveis. Construir boas metas é quase uma arte, que requer método e conhecimento. Se você nunca ouviu falar na Metodologia SMART, está na hora de aprender um pouco mais sobre essa técnica que gera muitos resultados e pode ser uma excelente ferramenta para assessorias de cobrança. Confira!
Qual a importância de estabelecer metas inteligentes?
Já dizia o filósofo romano Sêneca, “quando se navega sem destino, nenhum vento é favorável”. Por isso, estabelecer metas inteligentes é muito importante para ajudar a direcionar as ações para um objetivo definido. Ou seja, se você só planeja sem saber onde chegar, qualquer resultado serve.
No entanto, provavelmente sua empresa precisa chegar a algum lugar favorável para se desenvolver de forma sustentável e com boa rentabilidade. Neste cenário, sem definir as metas inteligentes que representam o destino que você quer tomar para estar daqui a dois ou até mesmo, cinco anos, você ficará à deriva, levado pelo vento e pelas circunstâncias.
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Como definir metas inteligentes para assessorias de cobrança?
O nome SMART faz referência às iniciais dos “pilares” da metodologia de definição de metas inteligentes, mas também significa “Inteligente”, em inglês. Para que uma meta seja considerada SMART (Inteligente), ela precisa ser:
- eSpecífica
- Mensurável
- Atingível
- Relevante
- Temporal
Sem esses elementos, a chance de uma meta não se tornar exequível é bem grande, especialmente no contexto das assessorias de cobrança.
Metas precisam ser específicas
O primeiro elemento para definir metas inteligentes é a especificidade, ou seja, uma boa meta deve ter um único significado que independe de interpretações. Se a meta para as assessorias de cobrança é aumentar resultados na recuperação de crédito, por exemplo, saiba que “aumentar resultados” apenas não é uma meta específica.
Afinal, o conceito de “resultados” é bastante amplo e pode ter vários significados na prática. Para fazer com que uma meta seja específica, vale a pena questionar algumas coisas, como por exemplo:
- Qual é o objetivo daquela meta?
- Como ela será realizada?
- O que significa bater a meta?
- Por que ela existe?
Levando isso em consideração, uma meta SMART para a sua equipe pode ser aumentar o número de resultados em recuperação de créditos para dívidas de até R$ 1000,00. Isso reflete especificidade!
Metas inteligentes precisam ser mensuráveis
Quem não conhece a famosa frase de Peter Drucker que diz “o que não pode ser medido, não pode ser gerenciado”. Se você pretende criar boas metas para a sua equipe, você também precisa encontrar formas de medir o atingimento e os resultados promovidos pelas ações.
Isso pode ser feito por meio de números, planilhas, questionários e diversas outras ferramentas. As mais utilizadas hoje por escritórios e assessorias de cobrança são os softwares especializados em gestão de cobranças.
Metas inteligentes precisam ser atingíveis
Se por um lado, a frase de Drucker faz muito sentido em termos de criação de metas, a famosa frase de Jim Goodwin “o impossível é geralmente o que não foi tentado” deve ser vista com cautela.
Afinal, para que uma meta seja realizável, ela precisa ser atingível.
Metas impossíveis servem apenas para desestimular e gerar sentimento de frustração e incapacidade. Os grandes desafios das assessorias de cobrança devem ser enfrentados com passos possíveis e não com “metas mirabolantes”.
Metas precisam ser relevantes
Se não existe clareza quanto à execução de suas metas inteligentes ou sua relevância não é reconhecida por sua equipe, existem grandes possibilidades dela não ser atingida. Ser relevante significa promover impactos diretos, trazendo resultados como consequência do binômio “ação/reação”.
Portanto, se a sua meta não está ligada a impactos, é bom repensá-la!
Metas precisam ser temporais
Uma meta precisa ser atingida considerando um determinado período no tempo. Pode ser dia, mês, ano, semestre, horas, não importa. O que importa é que sua meta considere um período de tempo para ser atingida.
Esse fator é que faz com que as pessoas se motivem e coloquem esforços para bater o relógio. O tempo, na construção de uma meta é um fator importante, já que é através dele que você também pode mensurar os resultados.
Lembre-se, no entanto, que a fixação do tempo também deve considerar a questão de ser atingível.
A metodologia das metas SMART vem trazendo impactos positivos no que se refere à produtividade das empresas. Além de deixar equipes motivadas, esse tipo de metodologia vem auxiliando no gerenciamento e no desenvolvimento de inúmeros setores.
6 dicas para definir metas para sua assessoria de cobrança
Agora que você já entendeu a importância de definir metas inteligentes para sua assessoria de cobrança, que tal aprender a colocar tudo isso no papel e traçar onde sua empresa deve chegar em determinado período? Então confira as dicas a seguir.
1. Reavalie o mercado e o último ano da empresa
Para definir metas inteligentes para sua assessoria de cobrança é fundamental ter como base os dados reais do mercado e também do cenário em que sua empresa estava no último ano. Entender o atual momento em que a sua empresa se encontra é extremamente importante na hora de traçar os objetivos.
Com isso, você consegue compreender os resultados que a empresa precisa alcançar, os recursos disponíveis no momento, o potencial dos colaboradores e suas limitações. Dessa forma, é possível estabelecer metas reais e alcançáveis, além de evitar que sua equipe fique desmotivada com objetivos muito difíceis.
2. Engaje a equipe no processo
Se você não engajar sua equipe no planejamento e até mesmo na execução das ações estabelecidas para suas metas inteligentes, dificilmente os colaboradores entenderão a importância e o papel de cada um nesse processo.
Peça opinião, tenha diálogo, promova reuniões e crie um elo de confiança entre as partes. esse tipo de ação é ótima para gerar mais engajamento do time e garantir comprometimento de cada um deles no trajeto para alcançar as metas traçadas.
3. Utilize dados
Os dados são uma ótima ferramenta para traçar as estratégias para qualquer planejamento. E na hora de definir quais serão as metas inteligentes do seu negócio não é diferente. Essas informações trazem uma visão muito mais clara de onde você pode chegar e quais estratégias podem ser aplicadas para trazer os melhores resultados.
4. Monitore os resultados (utilizando indicadores de desempenho)
Ao definir as metas inteligentes para sua assessoria de cobrança, é fundamental que você também estipule quais serão os indicadores de desempenho para entender o que analisar para ter resultados. Além disso, sabemos que o que não pode ser medido, também não poderá ser mensurado, não é mesmo?
Com isso, monitorar os resultados permitirão que você consiga avaliar quais ações estão sendo assertivas e quais precisam ser melhoradas. Além disso, com esses dados você consegue identificar tendências e entender o que também pode estar impactando diretamente nos seus resultados.
5. Dê feedbacks ao time
Os feedbacks são fundamentais para que sua equipe entenda o que está fazendo de errado e o que está sendo bem executado. Ao mesmo tempo, você pode ajudar sua equipe a melhorar as ações que direcionam para os resultados mais efetivos. Assim, é possível promover um ambiente de constante qualificação, onde cada um se esforçará para melhorar suas entregas.
6. Atualize as metas
O mercado está em constante mudança, principalmente com tantos fatores externos influenciando em tudo o que acontece no mundo. Ou seja, a situação dos devedores pode mudar e por isso, é importante reavaliar suas metas inteligentes periodicamente, promovendo a solidez no trabalho e entendendo se as mudanças estão surtindo efeito.
Gostou dessas dicas para implementar metas inteligentes na sua assessoria de cobrança? Você já usa metas SMART? Acha que pode ser uma metodologia efetiva para sua assessoria de cobrança? Deixe seus comentários!