O que é e como funciona a cobrança massificada?
Essa metodologia é focada na quantidade total de devedores e não nos tipos de dívidas. E significa que a empresa pode ser credora de diferentes clientes e de diferentes produtos e, consequentemente, a cobrança será feita de devedores diferentes que adquiriram produtos distintos.
Essa forma de cobrança é muito comum nas instituições financeiras, pois muitas delas oferecem produtos diversificados. Entre eles estão empréstimos, seguros, cartões, investimentos financeiros, entre outros.
Nesse tipo de cobrança, a companhia especializada na área pode fazer diferentes ações com a intenção de acelerar o processo (entrar em contato com cliente mais rápido possível e, assim, conseguir receber o crédito devido rapidamente). As assessorias de cobrancas podem, por exemplo, enviar mensagens SMS, e-mails, fazer ligações ao consumidor etc.
Quais os direitos dos inadimplentes?
O credor tem direito a fazer a cobrança da dívida, no entanto, mesmo estando em débito, o devedor também tem seu direito garantido. Aliás, há limites que devem ser cumpridos na hora em que a empresa fizer a cobrança da dívida.
Por isso, é muito importante estar por dentro do que é permitido fazer ao realizar uma cobrança massificada. Práticas como as citadas abaixo são consideradas ilegais e podem causar constrangimento ao devedor:
- Ligação em locais de trabalho;
- Ligações para amigos deixando recado sobre a dívida;
- Ligações para familiares e também deixando recado sobre a dívida;
- Colocar listas com nomes dos alunos devedores nos corredores da escola/faculdade;
- Colocar listas com nomes dos condôminos inadimplentes no mural do edifício;
- Ligações telefônicas feitas para o ambiente de trabalho, mencionando aos funcionários e/ou ao chefe de que se trata de cobrança de dívidas;
- Ligações ininterruptas aos finais de semana e horários noturnos.
Qualquer ação tomada pela empresa que está fazendo a cobrança massifica e, que não tenha o objetivo básico de receber a dívida é ilegal. Um exemplo claro é, se o devedor se atrasar para pagar suas dívidas e for vítima de abuso, a lei lhe dará alguma proteção.
Inclusive, o artigo 42 da Lei de Proteção ao Consumidor (CDC), proíbe o comportamento dos cobradores, que exponha o consumidor ao ridículo, que o submeta ao constrangimento ou ameaça de forma injustificada.
É possível utilizar o ajuizamento de dívidas para cobrança massificada?
O ajuizamento de dívidas é uma alternativa para a recuperação do crédito do devedor. Ele permite que o credor conte com a força do Estado por meio de uma condenação judicial ou penhora e até mesmo leilões judiciais, para reembolsar o valor devido.
Caso não tenha sucesso por meios mais fáceis e amigáveis, é possível realizar uma cobrança massificada desta forma. No entanto, ela deve ser avaliada de forma cautelosa para então, fazer o ajuizamento.
O que avaliar no ajuizamento de dúvidas?
Como acabamos de citar, é necessário avaliar com cuidado antes de realizar o ajuizamento de uma cobrança massificada de dívida. Isso porque, podem existir algumas peculiaridades em relação à origem do débito, forma de relacionamento e até mesmo de divergência de interpretação doutrinária pelo juiz, por exemplo.
Antes de chegar nesta etapa, é importante checar se o devedor poderá arcar com o pagamento caso seja condenado. Isso pode ser feito através de uma análise de perfil profissional, renda presumida, entre outras coisas.
O mais comum é que essa alternativa seja utilizada apenas para dívidas de ticket médio mais altos, para que possa haver uma compensação em relação aos altos custos envolvidos com o judiciário.
Quais os outros tipos de cobrança?
Além da cobrança massificada, existem outras formas que tentar receber o valor devido. Abaixo, listamos algumas destas outras alternativas que podem te ajudar nesse processo. Confira:
- E-mail: esta é uma forma muito útil e prática de lembrar seu cliente sobre o débito. No entanto, nem sempre é efetivo, pois a taxa de abertura pode ser baixa. O ideal é que ele seja aliado de outros recursos para diminuir o risco de inadimplência;
- Terceirização: a terceirização da cobrança é uma forma de otimizar tempo. Neste caso, é uma equipe externa quem se dedica em entrar em contato e negociar o recebimento da dívida;
- Protesto cartorial: esta forma é um meio de realizar a cobrança, quando outros recursos já se esgotaram;
- Cobrança preventiva: essa modalidade é ideal quando o intuito é evitar a inadimplência dos clientes. Nela, o contato é realizado dias antes do vencimento do título;
- Assessoria jurídica: nesse caso, a situação é resolvida via advogados, através de intimação. Esse método é usado quando não há retorno ou resolução do caso, nem mesmo apelando a outras instâncias;
- Ligações telefônicas: este é um dos métodos mais tradicionais e oferece a vantagem de conversar diretamente com o devedor para entender a melhor forma de negociar a dívida e restabelecer o crédito ao inadimplente;
- Correspondência (Carta): elas podem ser enviadas diretamente para a residência do consumidor. Neste caso, é possível contar com o serviço de A.R. (aviso de recebimento), uma garantia que o devedor recebeu a cobrança;
- Lembretes de pagamento: este podem ser feitos via SMS ou message app. Trata-se de uma forma de avisar sobre o vencimento de prazos de pagamento ou dívidas já existentes, que podem ser regularizadas.
Como fazer o procedimento da melhor forma?
Existem diferentes práticas que ajudaram a sua empresa a fazer esse tipo de cobrança com sucesso e, consequentemente, conseguir receber o máximo possível dos créditos devidos e diminuir os níveis de inadimplência.
Entre elas estão a identificação dos devedores, a contratação de uma assessoria especializada na área, fazer a cobrança com antecedência, premiar quem paga em dia e automatizar os processos. Abordaremos detalhadamente sobre essas questões detalhadamente na sequência do artigo. Continue lendo!
Faça a identificação dos possíveis devedores
A primeira dica é agir de forma preventiva. Sem dúvida, a análise de crédito é uma das principais maneiras de reduzir os níveis de inadimplência pois ajuda a identificar os possíveis devedores. Se uma pessoa já está com muitas dívidas é provável que ela não consiga assumir outra. Em outros casos, pode ser que o indivíduo adquira um produto, mas não consiga pagar todas as prestações.
Agora, você deve estar se perguntando: como é possível ter conhecimento sobre as informações dos clientes? Esse procedimento pode ser feito por meio da consulta dos órgãos de proteção de crédito. Entre eles estão o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e o Serasa.
Efetue a cobrança com antecedência
Há ocasiões nas quais o ideal é fazer a cobrança com antecedência. Isso pode ser feito sem ofender o consumidor. Basta enviar lembretes (pode ser uma mensagem de texto SMS ou e-mail) avisando que a data de vencimento está próxima.
Esse lembrete ajuda o consumidor a lembrar do compromisso e diminui as probabilidades de ele atrasar as parcelas e, consequentemente, ter que pagar mais multas ou juros. Podemos afirmar, portanto, que essa prática é benéfica tanto para o cliente quanto para a companhia.
Faça a contratação de uma assessoria de cobrança
Sem dúvida, essa pode ser a melhor solução para lidar com carteira de cobrança de clientes. Isso porque, essas empresas contam com profissionais especializados nas atividades de cobrança de dívidas e recuperação de créditos. Dessa maneira, aumenta-se as probabilidades do seu negócio receber a dívida do cliente sem entrar em conflito com ele.
Além disso, a sua companhia não precisará lidar com essa tarefa burocrática. Consequentemente, você poderá se concentrar nas questões mais relevantes e que contribuem para o crescimento e sucesso do seu negócio.
A cobrança massificada é um procedimento importante relevante para as organizações que contam com uma grande carteira de clientes. No entanto, nem sempre é fácil lidar com essa questão. Por isso é indicado contratar uma empresa especializada no assunto pois ela já está acostumada e conta com profissionais especializados para lidar com essa questão. Além disso, o seu negócio precisa recuperar os créditos mais rápido possível.