[Case] Operações da J&F Capital Empresa Simples de Crédito LTDA: um Case de Sucesso utilizando soluções da Decisão Sistemas

A Empresa Simples de Crédito (ESC) é uma organização financeira não bancária que tem como objetivo fornecer crédito a micro e pequenas empresas localizadas no seu município sede, com operações de empréstimo, financiamento e antecipação de recebíveis.

Considerando a dificuldade que as pequenas empresas enfrentam para ter acesso a bons serviços financeiros, devido ao seu porte, as ESCs surgiram como uma “oportunidade de ouro”, para que o pequeno empresário consiga, finalmente, recursos para assim alavancar ou investir no seu negócio.

Além de serem ótimos recursos para os pequenos negócios, elas também se mostraram uma excelente oportunidade para quem deseja investir no ramo e abrir seu próprio ‘banco’. Um bom exemplo de um case de ESC que deu muito certo, é a J&F Capital, que fez as escolhas certas para se destacar no ramo. Confira mais sobre a empresa.

Como a J&F Capital se destaca

A J&F CAPITAL foi criada em 2020 por empreendedores com a intenção de tornar o acesso ao crédito mais fácil para as pequenas empresas. Em sua cartela de serviços, seus clientes puderam encontrar, desde o início, operações estáveis e seguras.

Através de um sistema de gestão confiável, a J&F Capital oferece uma série de serviços financeiros de modo simples, rápido e seguro. Tornando o acesso ao crédito ainda menos burocrático e simples.

Entre os serviços que a J&F Capital oferece estão:

  • O Acesso ao crédito sem burocracia com taxas justas.
  • Empréstimos (cheque especial, conta garantida, mútuo, crédito rotativo, capital de giro, microcrédito, empréstimo via máquina de cartão de crédito ou com pagamentos com suas antecipações);
  • Financiamentos (veículos, máquinas e equipamentos, mobiliário, matéria-prima, material de construção, instalações, reformas e construções, frotas, informática, acessórios e extensões de veículos e refinanciamentos);
  • Desconto de títulos (desconto de duplicatas mercantis, cheques pré-datados e recebíveis de cartão de crédito);
  • Facilita o recebimento e pagamento de inúmeras formas;
  • Antecipação de máquinas de cartão, NF’s (duplicatas) e cheques;
  • Oferece assessoria especializada no gerenciamento de finanças, direcionando sua empresa conforme seu objetivo particular e muitas outras.

Desenvolvimento do negócio

Durante as primeiras fases do processo de desenvolvimento do negócio, o consultor e empresário José Francisco, fundador da J&F CAPITAL, fez um estudo detalhado de viabilidade do setor.

Nesse estudo, foi analisado quais os produtos e serviços de crédito seriam ofertados, quais seriam os custos, tipos de tributações e softwares de gestão. Em relação a este último, apesar da vasta lista, ele optou pela Decisão Sistemas e seu sistema de gestão de ESC, o DIESC.

Case ESC Decisão Sistemas: Software DIESC

Dentro do ramo de crédito, o uso de tecnologias de gestão como o DIESC é extremamente importante para garantir o funcionamento da empresa.

O Software DIESC é um sistema homologado pelas principais registradoras de operações de crédito do Brasil (B3 e CERC) e garante que a ESC atue totalmente dentro da lei.

Desta forma, é possível garantir total agilidade para a empresa, através da automação da comunicação com a registradora de operações, bancos e órgãos de proteção ao crédito.

Alguns dos recursos mais utilizados pela J&F CAPITAL do DIESC são:

  • O controle detalhado de dados como fluxo de caixa, entradas e demais relatórios.
  • A segurança de dados oferecida, que mantém todas as informações protegidas em um servidor;
  • O ganho de faturamento, que se vê potencializado após a automatização dos processos, que no que lhe concerne permite que os colaboradores foquem nos clientes e operações;
  • Aumento da agilidade devido à automatização de cadastro de novos clientes e sacados. Proporcionando uma aprovação de crédito muito mais agilizada.

O sistema oferece toda uma esteira automatizada de serviços que contempla todos os pontos necessários para uma operação, desde sua entrada até sua finalização.

Demais funcionalidades do DIESC

Outras funcionalidades que também são utilizadas pela J&F Capital e podem se encaixar perfeitamente em outras empresas ESC são.

  • Instalação local ou na nuvem;
  • Modelos de contratos e documentos flexíveis;
  • Cálculos de todas as modalidades de operações com precisão;
  • Simplifica as tarefas operacionais;
  • Reduz os riscos do negócio;
  • Dá mais agilidade nas operações;
  • Dispõe de pré-configurações de diversos parâmetros;
  • Comunica com os principais bancos do mercado;
  • Integração com diversos players do mercado;
  • Oferece excelentes relatórios para gestão;
  • Calcula comissão de operadores;
  • Monitora Notas Fiscais Eletrônicas;

Implantação e suporte do DIESC em relação a J&F Capital

Desde que a J&F CAPITAL foi aberta, ela é gerida pelo software DIESC da Decisão Sistemas, que vem sendo um importante suporte para o funcionamento da empresa.

Segundo Francisco explica, a implantação do software foi rápida e segura, garantindo que a empresa pudesse começar a operar já nos primeiros minutos. O software passou a registrar todas as operações conforme a lei. Além das demais funcionalidades que o sistema oferece.

A adaptação foi rápida e a equipe de suporte deu todo o apoio para que a J&F CAPITAL pudesse atuar desde o primeiro dia. Atualmente, a empresa já está com 3 anos de atuação no mercado e conta com o total apoio e suporte do software DIESC para suas operações financeiras. Desta forma, eles se mantêm estáveis e seguros com o futuro da organização.

O futuro do mercado para ESC

Conforme previsto na Lei Complementar n.º 167, de 24 de abril de 2019, não existe um limite de capital mínimo para a abertura de uma ESC o que, de certa maneira, facilita a abertura deste tipo de empresa.

O futuro do segmento de Empresas Simples de Crédito (ESC) é considerado promissor, conforme a tendência de crescimento do setor de crédito no Brasil. Algumas das razões para o crescimento incluem:

  1. Crescimento da economia: O aumento da economia e o aumento do número de empresas de pequeno porte, microempresas e MEIs estão aumentando a demanda por crédito no Brasil.
  2. Maior acesso ao crédito: Devido à evolução da tecnologia financeira, as instituições financeiras, incluindo as ESCs, estão oferecendo mais opções de crédito aos consumidores e empresas, o que aumenta a disponibilidade de crédito no mercado.

Portanto, é importante que os empresários façam as devidas análises prévias do cenário para aproveitar essas oportunidades. Em relação a  J&F CAPITAL, José Francisco explica que a estratégia dele foi focar em prospectar e manter uma boa carteira de clientes.

Segundo Francisco, uma ESC bem gerenciada pode gerar de 20 a 28% de ROI sobre o capital inicial investido. Se mostrando um retorno gratificante para qualquer negócio.

Portanto, é possível entrar nesse mercado e competir de ombro a ombro com as demais concorrentes existentes.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Aniversário Decisão Sistemas | 50% de desconto nas primeiras 2 mensalidades

0
Would love your thoughts, please comment.x