O trabalho de cobrança dos débitos, tanto de empresas quanto de pessoas físicas é uma prática bastante antiga no Brasil e já passou por momentos em que chegou a ser temido pelos devedores, uma vez que, seus métodos de abordagem eram muito agressivos, invasivos e às vezes até ameaçadores. Por parte dos cobradores a única coisa que importava era receber, independente da metodologia aplicada.
Hoje, já existem leis que protegem o consumidor, desde o surgimento do Código de Defesa do Consumidor em 1990, o que acaba exigindo o uso de técnicas de abordagem capazes de manter um contato amigável e respeitoso com o devedor/consumidor.
O surgimento do CDC acabou promovendo para as empresas de cobrança, com o passar dos anos, a possibilidade de evoluírem, se profissionalizarem e se tornarem empresas extremamente preparadas para exercer este serviço de forma correta, qualificada e em conformidade com as leis do consumidor.
Muitas empresas, ainda hoje, possuem seus departamentos de cobrança próprios e preferem não terceirizar este tipo de serviço. Entretanto, a terceirização desse serviço tem crescido muito no Brasil, o que tem alavancado o setor de cobranças no país e beneficiando tanto os escritórios de cobrança quanto as empresas contratantes.
Benefícios da terceirização das cobranças para as empresas
Uma empresa ou escritório de cobrança trabalha com a prestação de serviços a instituições que, ao invés de terem seu próprio departamento de cobranças, preferem terceirizar esse serviço para que ele seja desenvolvido por profissionais especializados e qualificados para tal.
A contratação de um escritório de cobranças é extremamente importante para uma organização, pois ele ajuda a potencializar os resultados da empresa contratante, já que através de seus especialistas, eles acabam maximizando os resultados e conseguindo reverter dívidas em dinheiro em caixa.
Ter uma equipe especializada voltada para as cobranças com foco e dedicação integral, certamente é um passo positivo para o crescimento de qualquer tipo de negócio.
A importância do bom relacionamento com o cliente
Antigamente, o atendimento ao cliente não era um ponto muito observado e não recebia a devida atenção como hoje recebe. Muitos empresários não se preocupavam com a opinião ou a satisfação do consumidor.
Hoje, um dos pontos mais importantes do processo de cobrança é, definitivamente, o relacionamento com o cliente. Estar capacitado para exercer um bom e eficiente atendimento é um dos grandes benefícios de se ter uma empresa de cobranças cuidando desta parte de um negócio.
Abordar corretamente o cliente, dar a ele o melhor atendimento possível e utilizar as técnicas certas de negociação, vai influenciar futuramente, em uma quantidade maior de negócios fechados, e consequentemente, melhora a imagem da empresa perante o mercado.
Outro ponto importantíssimo e um grande benefício de se terceirizar o serviço de cobranças é o poder da negociação. Para que se tenha sucesso com o cliente e consiga reverter um simples contato em negócio fechado é necessário que se tenha capacidade de negociar bem. Para isso é preciso ter uma equipe especializada, pois só assim, o trabalho será desenvolvido com excelência.
O departamento financeiro de uma empresa, englobando o de cobranças, é o coração dela já que sem ele não há como um negócio funcionar e se manter de pé. Então, terceirizar o departamento de cobranças é uma das atitudes mais inteligentes que o empresário pode ter para que o seu negócio continue escalável e sempre evoluindo.