O que você precisa saber sobre a digitalização do dinheiro

A digitalização tem revolucionado diversas áreas das nossas vidas — e não seria diferente com nosso dinheiro. A migração do papel-moeda para um formato eletrônico já vinha acontecendo em ritmo acelerado, mas foi ainda mais impulsionada pela pandemia do coronavírus e, mais recentemente, pela ampla adoção de modelos de pagamentos instantâneos pelo mundo, como o PIX no Brasil.

No entanto, uma revolução ainda maior está a caminho com o surgimento das moedas digitais. As moedas digitais são diferentes do formato eletrônico de dinheiro que vemos hoje. Atualmente, qualquer cidadão pode transformar, caso queira, dinheiro armazenado eletronicamente em sua conta de banco em dinheiro físico — as moedas digitais, contudo, existiriam somente no formato digital.

Mas o que isso tem a ver com sua Factoring? Para explicar, conceituamos abaixo o que é a digitalização do dinheiro para explicar os impactos que essa nova revolução poderá ter em nossas vidas e negócios. Acompanhe!

O que é uma moeda digital?

Moeda digital é qualquer moeda disponível exclusivamente em um formato digital. Esse é exclusivamente o que diferencia as moedas digitais do formato eletrônico do dinheiro que já utilizamos como padrão hoje. No Brasil, por exemplo, o papel-moeda do Real em circulação está em declínio a cada ano; a grande parte do dinheiro em circulação no país é mantido em depósitos bancários em formato eletrônico.

No entanto, como falamos, esse dinheiro em formato eletrônico disponível atualmente pode ser transformado em dinheiro físico a qualquer momento. Qualquer pessoa pode ir a um caixa eletrônico, inserir o cartão do seu banco e sacar algumas notas no valor desejado. Com a moeda digital, pelo contrário, isso não pode ser feito.

A moeda digital só existe dentro de uma rede de computadores e só pode ser negociada dentro dessa rede. No entanto, isso não significa que ela não tenha valor — em vez de pagar por compras ou contas com papel-moeda, você faria seus pagamentos transferindo moeda digital através de um dispositivo móvel ou computador.

Na prática, isso não é tão diferente de como você atualmente trata seu dinheiro usando sistemas de pagamento como o PIX ou contas em bancos digitais, mas há uma grande diferença na estrutura por trás dos sistemas.

Após o lançamento bem-sucedido de criptomoedas descentralizadas como Bitcoin e Ethereum, que armazenam valor, mas não são gerenciadas por nenhuma autoridade central, governos e bancos centrais em todo o mundo estão pesquisando a possibilidade de criar suas próprias moedas digitais.

Como funciona a moeda digital?

Embora a digitalização do dinheiro no Brasil possa ser ainda uma ideia distante, muito se discute sobre como seria seu funcionamento. Na teoria, a digitalização do dinheiro funcionaria de forma semelhante ao sistema em que temos hoje. Um funcionário poderia receber de uma empresa seu salário em moeda digital, depositada em uma conta bancária, de forma que esse dinheiro passaria a ser do funcionário.

Um ponto importante é que, para que isso aconteça e a moeda digital tenha valor, todos os atores econômicos devem aceitá-la para quaisquer fins legais. Afinal, o conceito do dinheiro é baseado na confiança. Quando você paga alguém com uma nota de R$ 50, a pessoa só aceita por acreditar que poderá fazer o mesmo usando aquela nota.

No caso da digitalização do dinheiro, a ideia é a mesma. Assim, você poderia pagar seus impostos com moeda digital, pagar contas, transferir fundos e tudo que pode fazer hoje.

Isso contrasta com as chamadas criptomoedas, que não têm aceite legal na maioria dos países. Apenas alguns fornecedores aceitam criptomoedas diretamente, então as pessoas podem precisar converter sua criptomoeda em dólares antes de fazer a maioria das transações.

Quando você usa criptomoedas como forma de pagamento, atualmente também cria um evento tributável, o que significa que você pode dever impostos sobre ganhos de capital cada vez que comprar algo com Bitcion ou Ethereum. Isso além de quaisquer impostos sobre vendas. Com uma moeda digital nacional, no entanto, você só deve os impostos sobre vendas aplicáveis, da mesma forma que faz com a moeda física.

Vaja mais >> Dicas para otimizar o controle de contas em sua Factoring

Como a digitalização do dinheiro está em todo o mundo?

Em todo o mundo, alguns países estão um pouco mais perto de tornar as moedas digitais reais, como o projeto Sand Dollar das Bahamas, que está em produção atualmente, e o yuan digital da China, que é um dos maiores programas de moedas digitais do mundo.

Embora ainda não esteja em escala nacional, quando a China tiver a plataforma pronta, ela se expandirá por meio de bancos e provedores de telefonia móvel. Os bancos centrais da China e dos Emirados Árabes Unidos também estão trabalhando em um projeto para usar blockchain e moedas digitais para pagamentos regionais entre nações. Se esses projetos forem um sucesso, eles podem dar mais motivação para que outras nações criem suas próprias moedas digitais.

Quais os benefícios da digitalização do dinheiro?

Os benefícios da digitalização do dinheiro incluem:

  • Pagamentos mais rápidos. A digitalização do dinheiro aceleraria as transações, permitindo que compras e pagamentos sejam realizados de forma muito mais rápida do que nos modelos atuais;
  • Transferências internacionais mais baratas. As transações financeiras entre países atualmente são muito caras, especialmente quando isso envolve conversões de moeda. Os ativos digitais eliminam essas barreiras e reduzem os custos;
  • Permanência de registros. As fraudes com dinheiro real acontecem em toda parte. No entanto, o dinheiro digital é conhecido por ser seguro e transparente. Isso implica que a permanência dos registros os tornam confiáveis para serem tratados pelos indivíduos. Além disso, isso sugere que realizar fraudes se torna muito mais difícil devido à segurança absoluta que é onipresente no processo de trabalho do dinheiro digital;
  • Acesso 24 horas por dia, 7 dias por semana. A moeda digital estenderia o benefício trazido pelo PIX, possibilitando que transferências e pagamentos sem limites sejam realizados instantaneamente, a qualquer hora do dia, em qualquer dia da semana.

Ainda há um longo caminho até que a digitalização do dinheiro esteja completa. No entanto, não há dúvidas de que já começamos a trilhar esse percurso em direção ao modelo monetário totalmente digital.

Gostou do nosso artigo? Aproveite a faça o download do nosso material completo sobre a contabilidade para Factoring e veja como otimizar seus processos!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x