Apesar de não ser uma tarefa simples para muitos empreendedores, existem várias formas de cobrar um cliente inadimplente, e uma delas é a utilização do email marketing de cobrança.
Nesse artigo, iremos te mostrar as diversas vantagens em usar esse tipo de comunicação, para que você consiga receber o valor devido de uma forma prática e eficiente. Confira!
O que é email marketing de cobrança?
Email marketing de cobrança é um fluxo de mensagens enviadas para um cliente, de forma estratégica. O método utiliza as melhores formas de comunicação para negociar e receber os valores devidos.
Inclusive, essa ferramenta vem se destacando em muitas empresas, por ser uma forma rápida, econômica e automatizada de comunicação. Pois além de conseguir recuperar o crédito do cliente, ainda consegue estabelecer um relacionamento com o mesmo.
Quais os benefícios de usar email marketing para cobrar?
A inadimplência é um problema que atinge praticamente todas as empresas. De acordo com o mapa da inadimplência e renegociação de dívidas no Brasil, feito pela Serasa, em 2022, o número de inadimplentes no país voltou a crescer. O número alcança hoje 64,82 milhões de brasileiros.
Por isso, para evitar que seu negócio seja afetado por atrasos nos pagamentos, é muito importante ter uma excelente gestão de cobrança. Em outras palavras, um fluxo de mensagens bem estruturado, vai ajudar o seu negócio a diminuir o número de inadimplentes. Além disso, é possível reduzir as despesas da empresa com cobrança, já que pode ser feito de forma automática.
Ninguém gosta de ficar inadimplente, no entanto, muitas pessoas não conseguem pagar as contas em dia e buscam formas de resolver essa situação.
Por esse motivo, ao usar uma conduta correta e a comunicação certa na hora de mandar uma mensagem de cobrança para clientes, diversos problemas podem ser resolvidos rapidamente.
Quais os tipos de emails de cobrança?
Como já falamos, o email marketing de cobrança é um fluxo de mensagens, e portanto, para tirar o melhor proveito da estratégia, ela deve seguir alguns passos importantes. Em suma, é preciso fazer essa comunicação de forma assertiva, e evitar erros na hora de fazer a cobrança dos clientes.
Confira quais são os principais tipos de emails de cobrança a seguir e saiba quando utilizar cada um deles de forma eficiente.
Aviso de vencimento
Primeiramente, é preciso pensar nesse contato inicial com o cliente como um lembrete. O aviso de vencimento é uma comunicação antecipada, para informar que a data de vencimento da conta está próxima.
Nesta mensagem, é importante deixar as portas da empresa abertas para o cliente que tiver qualquer dúvida em relação à cobrança. Por isso, neste email marketing de cobrança, a linguagem pode ser mais informal, e ter um tom informativo.
Cobrança próximo ao vencimento
Esse email pode ser enviado um dia antes do vencimento, como um alerta sobre a proximidade do prazo para o pagamento.
Assim como na mensagem sobre o aviso de vencimento, essa comunicação também é feita como um lembrete e pode ser feita com uma linguagem mais informal, com destaque para o cumprimento do prazo de vencimento da fatura.
Deixe claro sempre que o cliente pode entrar em contato com a empresa, caso tenha qualquer dúvida ou problema com o pagamento e informe, de maneira clara, quais são os canais de contato que ele pode usar.
Email marketing de cobrança após o vencimento
O cliente só receberá essa comunicação no caso do não pagamento, e por isso, a linguagem já não deve seguir um tom informal, mas sim algo mais sério o objetivo. Apesar da mensagem ser mais formal, é de suma importância não constranger ou ameaçar o cliente.
A cobrança por email é legal, desde que siga algumas regras importantes.
De acordo com o artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor, “na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça.”
Portanto, o objetivo principal deste email marketing de cobrança deve ser abrir um caminho para uma negociação voluntária. Nesta mensagem, também é possível enviar uma segunda via para pagamento, e alertar o cliente quanto às multas e juros que podem incidir na cobrança.
Mensagem com proposta para negociação
Geralmente essa comunicação é feita após 7 dias de atraso do pagamento e deve ter o objetivo principal de trazer o cliente para negociação da dívida. É importante mostrar alguma forma de facilitar a vida do consumidor, como por exemplo, a negociação dos juros.
Nesse email marketing de cobrança é preciso deixar claro que é a última chance do cliente negociar com a empresa, e que a partir daí, outras medidas poderão ser tomadas.
Neste caso, a linguagem deve ser séria, porém educada, e os canais de comunicação devem ficar claros se o consumidor quiser entrar em contato. E lembre-se, jamais use qualquer tom ameaçador ou que deixe o cliente constrangido.
Aviso de protesto ou negativação
Certamente, essa é a última etapa do fluxo de email marketing de cobrança, já que todas as outras tentativas de receber o valor devido falharam.
Muitas vezes, esse é o fim do relacionamento da empresa com o cliente, e por isso só deve ser enviado com pelo menos 30 dias de atraso do pagamento. Neste caso, linguagem também deve ser séria, pois o consumidor está sendo notificado oficialmente que terá o nome negativado ou protestado.
5 dicas para fazer cobranças por email
Antes de mais nada é preciso estabelecer um processo eficiente de cobrança, e ter dados confiáveis e atualizados sobre os prazos de pagamento de cada cliente. Depois disso, monte sua comunicação e consiga o melhor resultado com sua estratégia de email marketing de cobrança. Veja algumas dicas para ser mais assertivo em suas ações.
1. A comunicação deve ser clara
Utilize o tom da sua empresa e entenda o cliente. Afinal, ele não deve se sentir constrangido, mas precisa entender a mensagem.
2. Preste atenção nos prazos do cliente
Ninguém gosta de receber um email marketing de cobrança sem necessidade. Lembre-se de ter uma linguagem de lembrete se o vencimento ainda não chegou. Não esqueça também de aplicar um tom educado e amigável nas mensagens.
3. Ofereça os canais de comunicação e ajude o cliente a efetuar o pagamento
Se você realmente quer sucesso com seu e-mail marketing de cobrança, facilite a vida do cliente. Deixe os canais abertos para o cliente entrar em contato, sempre envie uma segunda via e informe as opções que o cliente possui para pagar a dívida.
4. Personalize sua comunicação
Ofereça uma experiência personalizada para o cliente. Se ele se sentir acolhido, certamente ficará mais fácil negociar com esse consumidor no caso de atraso do pagamento.
Certamente, tratar com a inadimplência não é algo fácil. Se você quiser mais informações sobre as formas de combater esse problema, baixe esse nosso material e minimize os riscos do seu negócio.