Como engajar a equipe da sua ESC na utilização de um software

Imagem de várias mãos fechadas juntas que representam um gesto de parceria entre a equipe

Escolher e implantar um novo software na sua ESC pode ser uma tarefa difícil. Um dos maiores receio dos líderes é que a equipe não adote a mudança. Infelizmente, esse medo é justificado. As pessoas costumam ser resistentes a novas soluções de software e às mudanças de comportamento que geralmente vêm com elas.

O uso de uma solução específica para a gestão da Empresa Simples de Crédito permite aumentar o valor do negócio e mantê-lo competitivo — mas nem sempre isso é claramente enxergado por quem de fato vai utilizar a software.

Implementar um novo software que vai gerar uma mudança de paradigma é uma tarefa difícil, porém, com os movimentos certos, é possível tornar o processo rápido e inofensivo para sua ESC. Abaixo, damos algumas dicas de como engajar a equipe na utilização do novo programa. Veja mais!

A importância de engajar a equipe da ESC a adotar o software

Claro, há muitos motivos possíveis pelos quais uma estratégia de adoção de um novo sistema em uma organização pode falhar em atingir seus objetivos. Talvez um dos maiores deles seja que há uma grande desconexão entre como os gerentes pensam que estão introduzindo um novo software e o que estão realmente fazendo.

Um relatório da PwC sugere que quase todos os chefes executivos pensam que estão levando em consideração as necessidades de seus funcionários ao introduzir uma nova tecnologia no local de trabalho. Em comparação, apenas metade dos funcionários tem a mesma opinião.

Mas há boas notícias. A pesquisa mostra que as pequenas empresas têm 2,7 vezes mais chances de sucesso em seus esforços de inovação do que empresas maiores. E você pode aumentar ainda mais suas chances na sua ESC introduzindo um novo software de uma forma que não apenas envolva sua equipe, mas realmente mostre os benefícios a eles.

Afinal, um novo software para sua ESC é tão bom quanto o nível de aceitação que você conseguir atingir com sua equipe — sem o engajamento deles, você acabará com uma ferramenta subutilizada ou sem uso.

Como engajar a equipe da ESC a adotar o software

Dedicar um tempo para pensar em como engajar sua equipe a adotar o novo software é tão importante quanto o tempo que você dedicou escolhendo o melhor fornecedor. Abaixo, separamos algumas dicas do que pode ajudar nesse momento, veja só:

1. Venda os benefícios

É hora de aprender uma lição com sua equipe de marketing. Os profissionais de marketing sabem que o público está pouco interessado no que o produto realmente é; em vez disso, eles querem saber o que o produto pode fazer por eles. E essa pode ser uma ótima abordagem para a introdução de um novo software.

Sua equipe pode não estar interessada em toda a magia da tecnologia disponível, mas eles querem saber sobre seus benefícios. O software permitirá que eles economizem tempo? Sejam mais produtivos? Otimizem a forma como as coisas são feitas? Esses são os benefícios que as pessoas realmente desejam.

2. Prepare-se para a mudança

Um erro que muitas empresas cometem é pular para a adoção do software de cabeça, sem se preparar primeiro. A preparação é uma grande parte do gerenciamento de mudanças e envolve a adaptação gradual de certas partes das operações de negócios para uma implementação simples e direta.

Uma boa abordagem é criar uma lista daqueles que usarão o novo software e todos que podem ser afetados pela mudança e apoiá-los enquanto se preparam para se adaptar. Também é válido criar um cronograma de comunicação e treinamento, o que nos leva ao próximo tópico…

3. Comunicação e treinamento

A lacuna de habilidades é o maior obstáculo no caminho para uma transformação digital bem-sucedida — basicamente, as pessoas não sabem como usar as novas tecnologias e por isso é muito importante participar dos treinamentos para conhecer e extrair o máximo do seu software.

Com a comunicação adequada, o agendamento de sessões de treinamento e o aprimoramento de sua equipe, isso pode deixar de ser um problema. Lembre-se de construir apresentações que foque nos benefícios, e não na tecnologia em si, como falamos no primeiro tópico.

4. Envolva as pessoas-chave

Uma forma eficaz de introduzir um novo software é fazê-lo de dentro para fora. Isso significa não forçar a mudança, mas trazê-la com a ajuda de alguns membros da equipe. Para fazer isso, você precisará reunir alguns influenciadores dentro da empresa; pessoas que são admiradas, ouvidas e que têm confiança para criar mudanças.

Elas podem ser gerentes, líderes de equipe, coordenadores ou mesmo profissionais que se destacam de alguma forma. Ao incluir essas pessoas como os primeiros a adotar o software na sua empresa, pode ser mais fácil fazer com que seus colegas se sintam mais confortáveis ​​com a mudança.

5. Defina um período de transição

Dar um “banho frio” na sua equipe não vai funcionar, especialmente porque existe uma curva de aprendizado na aquisição de um novo software. Eles precisam de tempo para entender a mudança e se adaptar a ela.

Portanto, o compromisso aqui é definir um período de transição que dê tempo decente para migrar quaisquer dados vitais e se familiarizar com as diferenças entre os sistemas antes de eliminar seus sistemas antigos. Durante esse tempo, certifique-se de que sua equipe saiba a quem pode pedir ajuda e onde encontrar informações e suporte.

6. Ouça ativamente

Alguns profissionais podem não estar interessados ​​em trabalhar com um novo software. Mas em vez de descartá-los, por que não ouvir o que eles têm a dizer? Alguns podem estar preocupados por não terem as habilidades necessárias. Outros podem ter tido experiências ruins com novos softwares no passado.

Ao ouvir sua equipe e incentivá-los a compartilhar suas opiniões, você pode descobrir que é realmente mais fácil enquadrar a mudança como a solução de seus problemas, em vez dos da empresa. Assim, é mais provável que fiquem entusiasmados com a mudança.

A transformação digital e o uso de softwares que facilitem a rotina na sua ESC são essenciais para ter um negócio de sucesso. Para que seu investimento realmente valha a pena, dedique um tempo para engajar a equipe e garantir a adesão ao novo sistema!

E você, já escolheu o seu software para ESC? Conheça tudo sobre o sistema no nosso material completo sobre o assunto!

 

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x