Confira os erros mais comuns de gestão financeira que prejudicam as pequenas empresas

pessoas no escritório analisando dados e métricas em tablet e papéis

O nível de competitividade no mercado cresce ano após ano, ao passo que, para as pequenas empresas, gerar vantagem competitiva e se manter à frente dos seus concorrentes é fundamental para a sua sobrevivência.

Nesse sentido, evitar a recorrência de erros na gestão financeira pode ser um grande passo rumo a solidificação do negócio, dado os benefícios dessa prática e toda sua contribuição para o desenvolvimento da empresa.

Dito isso, hoje resolvemos trazer esse artigo explicando quais são os erros na gestão financeira mais comuns e como fazer para evitá-los. Confira

O que é gestão financeira?

A gestão financeira, sobretudo, é uma das maiores responsabilidades dos gestores, já que ela consiste num conjunto de ações diretamente relacionadas ao dinheiro da empresa.

Em síntese, as decisões tomadas nesse âmbito tem como principal objetivo proteger o capital da empresa, além de adotar práticas capazes de fazer esse dinheiro render.

Logo, uma gestão financeira bem feita consegue otimizar o uso de recursos e fazer com que o seu negócio não fique no vermelho.

Quais são os benefícios da gestão financeira em pequenas empresas?

A princípio, erros na gestão financeira das empresas de pequeno porte podem ser fatais e levar ao seu fechamento, afinal, o subgerenciamento do capital agrega problemas relacionados ao fluxo de caixa e o aumento de despesas. Assim, confira a seguir alguns dos principais benefícios provenientes dessa prática:

Redução de custos operacionais

De antemão, saiba que investir em um sistema de gestão financeiro faz com que a sua empresa diminua significativamente seus gastos a curto/médio prazo.

Isso porque esses softwares possuem funcionalidades que permitem a automatização de processos, o que por sua vez elimina a necessidade de manter seus colaboradores por mais tempo trabalhando. Além disso, gastos com papéis e tintas para impressão também são reduzidos.

Aumento da produtividade

A mitigação de erros na gestão financeira também permite que a sua empresa aumente seus índices de produtividade.

Veja que o software de gestão financeira promove a integração de outros departamentos em um só lugar, fazendo com que a produtividade aumente de forma significativa, além de evitar a divergência de informações entre setores.

Otimização de processos

Em síntese, um sistema ERP não apenas traz mais assertividade na hora de controlar suas finanças, como também facilita a resolução de tarefas simples e repetitivas.

Processos antes controlados por planilhas, passam a ser inseridos no sistema de gestão, permitindo que essas informações estejam disponíveis para todos e a qualquer momento.

Quais os principais erros na gestão financeira?

Não manter um controle financeiro atualizado

Por vezes, empreendedores se preocupam apenas com a parte operacional e se esquecem de realizar o controle financeiro periódico da empresa.

Nesse sentido, informações importantes que deveriam ser inseridas no sistema acabam ficando em segundo plano. Logo, o ideal é separar um momento do dia para atualizar o sistema com todas as movimentações naquele período.

Problemas com o controle de Fluxo de Caixa

Esse é um dos erros na gestão financeira mais cometidos por empresários, muito em função do entendimento equivocado a respeito do funcionamento dessa prática. Assim, diferente do que muitos pensam, o fluxo de caixa não serve apenas para atualizar planilhas com valores que já passaram.

Serve também para registrar as despesas que ainda irão ocorrer e os valores que a sua empresa tem a receber.  Em suma, tal procedimento te ajudará a ter um entendimento mais amplo da situação do seu caixa e tomar decisões mais assertivas.

Errar na precificação dos produtos e serviços oferecidos

Uma das formas mais comuns de precificar os produtos é utilizando os preços praticados no mercado como base. Acontece que essa forma não leva em consideração todos os custos da empresa, o que pode gerar prejuízos e problemas no caixa.

De modo geral, o método de precificação varia de empresa para empresa, entretanto, o primeiro passo é entender quais são seus principais gastos e procurar reaver os valores dos seus produtos baseado nesse aspecto.

Como evitar erros na gestão financeira do seu negócio

Manter a organização dos processos

Uma empresa que mantém os seus processos organizados sabe exatamente o que fazer e quando fazer suas tarefas com as informações necessárias para tomada de decisões importantes.

Além disso, o ordenamento correto de dados facilita o trabalho da equipe de finanças, garantindo que tanto as despesas quanto as obrigações legais possam ser cumpridas dentro do prazo.

Usar a tecnologia a seu favor

Conforme falamos no começo do texto, investir em softwares de gestão gera economia para o seu negócio, automatiza atividades e otimiza tempo.

Realizar diagnósticos financeiros periódicos

O diagnóstico financeiro faz parte dos elementos básicos que dão sustentação ao planejamento de todo negócio, seja nos níveis estratégico, tático ou operacional. Assim, fique atento a saúde financeira da sua empresa analisando os seguintes pontos:

  • Valor do seu estoque
  • Valor total do seu faturamento
  • Gasto com pessoal (pagamentos de salários e treinamentos)
  • Valores a receber

Como resolver problemas causados por erros na gestão financeira?

Descubra e corte despesas desnecessárias

Verifique todas as suas saídas de caixa e analise o que pode ser cortado. Muitas empresas possuem despesas sazonais, ou seja, que são necessárias durante um determinado período de tempo.

Desse modo, veja se algum dos seus gastos se enquadra nesse quesito e evite despesas desnecessárias.

Conquiste novos clientes

A prospecção de novos clientes é uma tarefa sem fim e que precisa ser realizada com muito afinco. Logo, manter a sua carteira de clientes sempre cheia significa mais dinheiro entrando em caixa e a garantia da saúde financeira do seu negócio.

Pesquise sobre Factoring

Por fim, aos pequenos empreendedores que estão precisando de capital mas não querem recorrer a empréstimos de bancos e instituições financeiras, as empresas de factoring podem ser uma ótima solução.

Com crédito rápido e taxas de juros mais baixas, operações de factoring tiram sua empresa do vermelho e colaboram para o bom desempenho do seu fluxo de caixa.

E então, gostou do artigo? Não se esqueça de visitar o nosso blog para mais conteúdos como esse.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x