Como a Factoring pode solucionar problemas financeiros da sua empresa?

Você sabe o que é factoring e como esse procedimento pode te ajudar a solucionar problemas financeiros da sua empresa de forma prática e eficiente? Caso você nunca tenha ouvido falar desse tipo de operação financeira, não tem problema.

Nesse artigo você poderá tirar todas as suas dúvidas sobre o que é factoring e vai compreender também quais as principais vantagens que esse modelo de operação pode oferecer para as finanças da sua empresa. Confira!

O que é factoring?

O fomento mercantil, como também é conhecida a factoring, trata-se de uma operação financeira que envolve prestadores de serviços que adquirem direitos creditórios (via duplicata, cheques e outros tipos de títulos de créditos) e pagam à vista. Isso é feito por meio de acréscimo de taxas e juros, por vendas que foram feitas à prazo.

Logo, é muito comum que empresas que não possuem grande volume de capital de giro, ou seja, não possuem recursos financeiros suficientes para se sustentar e que ainda tenham créditos a receber de seus clientes, recorram a esse tipo de solução, evitando assim problemas financeiros.

Em suma, empreendedores de médio e pequeno porte que não possuem capital de giro e que estão passando por um momento financeiro que requerem mais recursos, frequentemente, preferem recorrer a modalidades de crédito mais convencionais, como empréstimos bancários e o próprio cartão de crédito.

Entretanto, o alto índice de juros contidos nessas operações, pode acabar prejudicando o fluxo de caixa e agravando ainda mais os problemas financeiros dessas empresas.

Assim, para esses casos, a factoring pode ser uma ótima alternativa, uma vez que essas operações são capazes de alavancar o desenvolvimento dessas organizações, proporcionando uma capitalização antes da data prevista para recebê-la.

Quais as suas principais vantagens?

Em síntese, podemos destacar como uma das principais vantagens da factoring a aproximação entre cliente/empresa, menor burocracia durante as operações e o custo muito menor dos fatores de desconto aplicados aos processos, mais baratos se comparados aos custos de um cartão de crédito ou cheque especial, por exemplo.

Por fim, é importante ressaltar que factoring não é a mesma coisa que empréstimo. Basicamente, empréstimos precisam ser solicitados junto aos bancos, enquanto o factoring consiste numa operação realizada junto a empresas de Factoring, que por sua vez não são instituições financeiras.

Como a Factoring pode solucionar os problemas financeiros da sua empresa?

A princípio, os motivos pelos quais o factoring pode contribuir com a solução dos seus problemas financeiros são muitos. A começar pelo fato de o fomento mercantil ser considerado uma das principais atividades financeiras presente na economia mundial, além de vir se tornando uma forma promissora de negócios no Brasil.

Além disso, aderir ao factoring pode te ajudar a superar obstáculos comuns na vida dos empreendedores, os quais listaremos a seguir e falaremos um pouco mais a respeito:

Incentivo com o capital de giro

De antemão, manter seu capital de giro em ordem é fundamental para que a saúde financeira da sua empresa se mantenha estável. Isso porque ele é o responsável por manter o estoque em dia, comprar matéria-prima, pagar os salários dos colaboradores e cobrir as demais despesas inerentes ao negócio.

Acontece que, diversas empresas, sobretudo as pequenas e as micros, sempre que precisam levantar capital de giro, acabam recorrendo às instituições financeiras e aos seus processos extremamente burocráticos e caros.

Logo, o factoring pode te ajudar nesse sentido, vez que o dinheiro das vendas que seriam recebidas a prazo entra no seu caixa à vista, promovendo uma melhora substancial no fluxo de caixa da empresa.

Além disso, seu poder de negociação aumenta com o dinheiro em mãos, podendo pleitear melhores preços com os seus fornecedores e até mesmo aumentar sua produção. Em síntese, o fomento mercantil traz alívio para os caixas da sua empresa e permite que ela cresça de maneira saudável.

Capital para alavancar os negócios

Os problemas financeiros da sua empresa podem ser resolvidos por meio de investimentos que visam ampliar a sua capacidade de produção. Desse modo, o factoring mais uma vez se mostra essencial, já que ele viabiliza recursos financeiros aos empreendedores, para que eles possam investir na ampliação, modernização e na compra de novos equipamentos. E tudo isso sem comprometer o seu orçamento.

Melhorar o fluxo de caixa

Como sabemos, uma boa forma de atrair clientes para o seu negócio, é oferecendo facilidades para o público na hora de pagar pela compra. Nesse sentido, permitir que sua clientela realize pagamentos a prazo, pode contribuir fortemente no processo de fidelização.

Entretanto, o pagamento parcelado pode comprometer o fluxo de caixa da empresa, já que os valores das vendas demoram para entrar. Com isso, uma alternativa contra esse empecilho, é solicitar a antecipação dos recebíveis gerados por vendas a prazo e garantir o devido sossego na hora de ajustar as finanças da sua empresa.

Conforme já mencionado no texto, a antecipação desses valores possibilita que você faça ajustes pontuais relacionados a manutenção, compra de novos equipamentos, melhor poder de barganha e etc.

Aumentar o tempo para de cobranças

De fato, empreender no Brasil pode não ser tarefa das mais fáceis, levando em consideração a quantidade de tempo necessária para que um negócio esteja devidamente ajustado, tamanha a burocracia e os outros fatores externos que também influenciam. Tal cenário faz com que muitos empreendedores se vejam preocupados com a impossibilidade de controlar as contas da empresa e cuidar dos outros departamentos tudo ao mesmo tempo.

Dito isso, veja que empresas de fomento mercantil podem tomar conta de alguns aspectos financeiros correspondentes a sua empresa, como por exemplo a emissão de boletos, cobranças e pagamentos.

Cobrar seus clientes por conta própria demanda uma quantidade de tempo significativa. Dessa forma, delegar essas tarefas às empresas de factoring faz com que você deixe de se preocupar com tarefas triviais e passe a focar em pontos estratégicos que visam a escalabilidade do seu negócio.

Viu como factoring pode te ajudar a resolver os problemas financeiros da sua empresa?

Quer ficar de olho em mais dicas como essa? Continue acompanhando nossos conteúdos e fique por dentro de todas as novidades.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Aniversário Decisão Sistemas | 50% de desconto nas primeiras 2 mensalidades

0
Would love your thoughts, please comment.x