Como usar o fomento mercantil na sua empresa?

contador masculino, verificar documento financeiro em cima de uma mesa

Se você é pequeno ou médio empreendedor, sabe que a fase de desenvolvimento de uma empresa não é nada fácil. Não à toa, muitos negócios não conseguem se consolidar no mercado e acabam fechando suas portas. Para isso, uma ótima saída é o fomento mercantil.

De acordo com um levantamento do Sebrae, 99% das empresas existentes no Brasil são PMEs (Pequenas e médias empresas). O que coloca o setor como responsável por 27% do PIB do país.

Em contrapartida, o IBGE aponta que 4 a cada 5 empresas no território brasileiro fecham em menos de 10 anos. Sendo um dos motivos pelos quais negócios chegam a essa condição tão caótica, a parte financeira.

Problemas de gestão, fluxo de caixa e dificuldade para conseguir crédito, por exemplo, colocam vários empreendimentos em maus lençóis, impedindo que sobrevivam a fase de desenvolvimento.

Assim, o fomento mercantil aparece como uma ótima oportunidade de financiamento para empresas. É uma opção que já salvou PMEs da falência, transformando-as em negócios de sucesso.

Por isso, vamos te mostrar mais abaixo o que é fomento mercantil, a importância desse tipo de atividade e comercial e como você pode começar a usufruir das vantagens dessa operação na sua empresa. Confira!

O que é o fomento mercantil?

Fomento mercantil ou factoring é a operação financeira que compra e paga a vista os direitos creditórios oriundos de vendas a prazo e em seguida faz a gestão dos recebimentos junto aos sacados devedores. Trata-se de uma forma de antecipar o recebimento de valores futuros para lidar com a realidade presente do empreendimento.

Durante o desenvolvimento de uma empresa, é comum que aconteçam situações inesperadas. Porém, algumas fogem do controle dos gestores. E quando isso afeta o setor financeiro, PMEs procuram meios para continuarem estáveis. O que nem sempre dá certo, pois obter crédito com bancos, por exemplo, é um processo burocrático.

Neste contexto, o fomento mercantil surge como o alívio que pequenas e médias empresas precisam para não só ajudá-las a ficar em dia com seus compromissos, mas também crescer cada vez mais.

Por que o fomento mercantil é importante?

Com o fomento mercantil, os negócios passam a ter acesso a uma série de benefícios que permitem aos gestores ficarem focados somente no crescimento da empresa. Dentre os quais, destacamos os seguintes:

Dinheiro à vista

A antecipação dos valores das vendas a prazo é enviada imediatamente para seu caixa quando você opta por usar o fomento mercantil. O que é uma vantagem e tanto para empresas com senso de urgência maior.

Aumento do capital de giro

Um dos principais objetivos do fomento mercantil é dar liquidez para empresas que estão instáveis financeiramente. Assim, é certo que o capital de giro do negócio vai aumentar com essa opção.

Com isso, você pode, por exemplo, gerenciar o estoque e pagar fornecedores e colaboradores sem qualquer dor de cabeça. Uma vez que, o caixa vai continuar azul, mesmo sem o recebimento de vendas feito diretamente ao cliente.

Taxas mais baixas

Ao usar o fomento mercantil na sua empresa, você também não terá que se preocupar com taxas altíssimas, como aquelas impostas pelos bancos. Essa opção envolve muito menos custos para o negócio do que empréstimos ou financiamentos bancários.

Desse modo, você não corre riscos de contrair mais dívidas usando o fomento mercantil. Pelo contrário, você fica em uma situação cada vez mais favorável para consolidar sua empresa no mercado, fazendo-a crescer exponencialmente.

Como usar o fomento mercantil?

Dito isso, como você pode começar a usar o fomento mercantil e aproveitar essas e outras vantagens que a operação oferece para ajudar o desenvolvimento do seu negócio? Veja abaixo!

Procure uma factoring

O primeiro passo para usar o fomento mercantil em seu negócio é contratar uma factoring, isto é, escolher uma empresa que com a qual você vai operar. Sendo essencial decidir por uma opção que seja realmente confiável.

Isso porque, é a saúde financeira da sua empresa que está em jogo, não é? Então, todo o cuidado é essencial para que a solução que você precisa não se torne um problema.

Crie seu cadastro

O próximo passo é fazer seu cadastro na empresa de fomento mercantil escolhida. Isso é necessário para que o factor faça uma análise de crédito do seu empreendimento.

Para ser aprovado, porém, não vai ser tão difícil como é nos bancos. A análise é muito mais simples e flexível, permitindo até mesmo negócios com restrições, por exemplo, operarem nessa atividade comercial.

Faça simulações / análise de vendas

Na etapa seguinte, você deve enviar os recebíveis para a empresa de fomento mercantil. Ou seja, os títulos creditórios que deseja antecipar o recebimento. Com isso, será feita uma simulação da operação, mostrando os termos e custos envolvidos.

Tendo essas informações em mãos, você pode analisar a venda dos recebíveis de forma mais precisa, antes de efetivamente contratar a empresa de fomento mercantil escolhida.

Feche o negócio

Se tudo estiver bom para ambos os lados, o acordo pode ser fechado. Em seguida, a empresa de fomento mercantil efetuará o pagamento de antecipação dos recebíveis. O que não costuma demorar mais de 1 dia para acontecer.

Fechado o negócio, você deve concentrar seus esforços nos objetivos do seu negócio. Encarar os desafios da atividade comercial, com soluções efetivas, para alcançar os resultados pretendidos e manter sua empresa em crescimento.

Conclusão

Por fim, o fomento mercantil é uma das melhores saídas para pequenas e médias empresas superarem os problemas e dificuldades comuns dessa fase de desenvolvimento.

Como vimos, o que não falta é vantagens em usar o fomento para restabelecer o equilíbrio financeiro do empreendimento, colocando-o nos trilhos do sucesso novamente.

Além disso, o processo para começar a usar os recursos da operação de factoring não é nenhum bicho de sete cabeças. Assim como, não envolve taxas abusivas que deixam o negócio mais propenso a contrair dívidas.

Então, não perca mais tempo e dinheiro colocando suas fichas em empréstimos ou financiamentos, por exemplo. O fomento mercantil é a opção ideal para você transformar a realidade da sua empresa.

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