A gestão por resultados é uma estratégia ampla que visa melhorar a eficácia e responsabilidade da gestão, definindo resultados esperados realistas, monitorando o progresso em direção ao alcance dos objetivos, integrando as lições aprendidas nas decisões e relatando o desempenho.
A essência da gestão por resultados é muito simples: o que quer que a Factoring faça, deve fazê-lo com uma visão clara dos resultados que deseja alcançar.
Mas como é possível aplicar essa visão dentro da Factoring? E por que ter uma gestão focada nos resultados que a empresa pode alcançar é tão importante? Continue lendo e descubra a resposta para essas e outras perguntas!
O que é a gestão por resultados?
A gestão por resultados é uma estratégia de gestão na qual todos os agentes em uma organização, que contribuem direta ou indiretamente nos resultados da empresa, devem garantir que seus processos, produtos e serviços contribuam para a obtenção dos resultados desejados.
Os gestores, por sua vez, devem ser capazes de alinhar os objetivos e ações do negócio com os resultados esperados. Ou seja, devem utilizar informações e evidências para orientar todos na busca por resultados alcançáveis e informar a tomada de decisão.
Por que adotar a gestão por resultados na Factoring?
Existem diversos benefícios que a gestão por resultados pode trazer a Factoring. Conheça abaixo os principais deles:
- Você realmente entenderá seus objetivos e como alcançá-los: não importa qual estrada você toma se você não sabe para onde está indo. Em outras palavras, você não pode medir resultados se não souber o que está tentando alcançar. A implementação de uma abordagem de gerenciamento baseada em resultados significa que você deve começar com um entendimento claro do que está tentando fazer e como deseja fazer;
- Seus recursos estarão focados nas tarefas certas: depois que todos entenderem o que você está tentando realizar, determinar o que será necessário para fazer isso — tempo, talento, dinheiro, materiais — é muito mais fácil. Claro, você precisa considerar as diferenças individuais e o ambiente de negócios em constante mudança. Mas, uma vez que seus objetivos são definidos, tudo fica muito mais fácil;
- Melhora a moral e a produtividade dos funcionários: as pessoas têm uma necessidade interna de ser autônomas, autodeterminadas e conectadas. Quando recebem expectativas claras, as ferramentas e informações necessárias e quando são confiáveis, elas se tornam mais engajadas, produtivas e comprometidas;
- Reduz ineficiências e economiza dinheiro: além das vantagens óbvias de maior produtividade, as estratégias baseadas em resultados também economizam dinheiro de outras maneiras. Para começar, a correta alocação de recursos permite que você otimize o uso deles, garantindo que a quantidade de recursos e o tempo sejam o estritamente necessários para obter o melhor retorno.
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Quais os princípios da gestão por resultados?
O principal objetivo da gestão por resultados é usar informações para ajudar o gestor na Factoring a administrar o negócio com eficácia. Para isso, a gestão por resultados se baseia em três princípios-chave, sendo:
1. Garantir que informações adequadas e confiáveis estejam disponíveis quando necessário
Para poder usar as informações para aprendizagem e gerenciamento, elas devem estar disponíveis nos escritórios quando necessário. Os padrões sob este princípio básico abordam a necessidade de medir, coletar, analisar e armazenar, de forma acessível, informações relevantes e confiáveis que possam ser utilizadas com segurança por gestores e funcionários na Factoring.
2. Usar as informações dos resultados para informar o planejamento e relatórios
O planejamento e a geração de relatórios sobre o desempenho são aspectos essenciais da gestão por resultados. Os padrões sob este princípio básico incluem o uso de informações sobre desempenho passado para informar e influenciar planos estratégicos e operacionais, bem como relatórios.
3. Praticar a aprendizagem e a gestão adaptativa, usando informações de resultados
Implementar — aprender a partir das informações de resultados e então praticar o gerenciamento adaptativo para refletir o que foi aprendido — é outro elemento-chave da gestão por resultados. Os padrões de aprendizagem incluem a necessidade de eventos de aprendizagem estruturados e a documentação das lições aprendidas. Os padrões de adaptação incluem o uso de informações de resultados para gerenciar de forma adaptativa por meio do aprendizado contínuo.
Como aplicar a gestão por resultados na Factoring?
A gestão por resultados é um tópico complexo, que inclui variadas metodologias para ser aplicado na empresa. No entanto, todas elas passam por alguns pontos básicos, que mostraremos a seguir:
- Revisar as metas da Factoring: para começar, é preciso revisar as metas atuais e ver se elas ainda fazem sentido de acordo com o novo cenário da empresa e do mercado;
- Definir objetivos e resultados: depois, é preciso definir quais resultados espera-se que sejam alcançados a partir das metas definidas e o plano de ação detalhado, incluindo as responsabilidades, para que a Factoring chegue lá;
- Monitorar o desempenho: definidos o plano estratégico, é preciso estabelecer formatos de monitorar o desempenho e acompanhar o progresso em direção aos resultados esperados;
- Recompensar: os responsáveis pelos objetivos alcançados devem ser recompensados como forma de criar um ciclo contínuo e repetitível para a melhora do trabalho.
Essas etapas não são únicas e imutáveis — pelo contrário, devem ser revisadas periodicamente. Você pode definir um prazo para que isso seja feito e fazê-lo sempre que fizer sentido (como quando ocorrem grandes mudanças no quadro de funcionários da empresa ou em seus processos).
A gestão por resultados promete trazer a redução dos custos e o aumento da produtividade da equipe. Porém, para que o processo seja bem-sucedido, é preciso contar com as ferramentas certas para acompanhar as informações e monitorar o desempenho geral.
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