Confira 6 dicas de como recuperar dívidas antes de ir para o jurídico

A inadimplência é algo bastante prejudicial para o fluxo de caixa das empresas, e por isso, é sempre importante buscar formas de recuperar dívidas, para não atrapalhar os negócios. Os processos de cobrança também podem ser desgastantes. Porém, além da empresa precisar receber, geralmente os clientes inadimplentes também querem buscar uma solução para liquidar suas dívidas.

Por esse motivo, a cobrança extrajudicial, também conhecida como “amigável” é um cenário mais vantajoso para todas as partes. Este processo costuma ser mais rápido, e permite que o devedor negocie o valor e as condições de pagamento do débito com o credor. Destacamos que extrajudicial significa que a cobrança é feita sem intermediação do judiciário.

Quer saber como conseguir recuperar dívidas e assim manter o equilíbrio financeiro do seu negócio? Então leia esse artigo até o final!

6 dicas de como recuperar dívidas antes de ir para o jurídico

Definitivamente cobrar não é algo agradável. Por isso, entender algumas técnicas de abordagem certamente vai facilitar esse trabalho e melhorar o recebimento de eventuais pendências.

1. Empatia

Pense sempre na situação da pessoa que está recebendo a cobrança. Coloque-se no lugar do cliente devedor e entenda a realidade dele naquele momento. Com esse conhecimento, será possível fazer uma oferta que fique dentro da situação financeira do cliente.

Considere sempre que o cliente pode ter deixado de pagar a dívida por alguma eventualidade. Com o uso da empatia, o devedor se sentirá mais acolhido e isso pode aumentar a vontade dele em pagar a dívida e resolver a situação.

2. Sempre mande uma mensagem / lembrete

O seu cliente pode ter simplesmente esquecido de pagar o que te deve, então muitas vezes uma mensagem em tom amigável com um lembrete já pode ser suficiente para receber o valor devido ou, pelo menos, quebrar o gelo com esse primeiro contato.

3. Tenha em mãos o maior número de informações possível

É de suma importância estar preparado, com todas as informações como valores, prazos, etc. Esse conhecimento passará a impressão de seriedade, aumentando as chances de receber o valor devido.

Para que você consiga recuperar dívidas, o cliente precisa saber exatamente o que está sendo cobrado e quanto é devido. Além disso, informações como a data de vencimento específica para pagamento garantem agilidade na comunicação e aumentam as chances da quitação pelo devedor.

4. Não deixe o cliente constrangido

O cliente devedor nunca deve ser desrespeitado. Por mais que ele esteja devendo para a sua empresa, a comunicação sempre deve ser feita de forma educada. A cordialidade pode ser a chave para uma cobrança de sucesso.

Se você cobrar o devedor da forma errada, ele pode processar sua empresa judicialmente e cobrar danos morais.

5. Esteja aberto à negociações

O seu cliente precisa sentir que, ao pagar a dívida, ele também tem alguma vantagem. Pense que se ele tem esse débito, pode também ter outros, e estar em um ponto de “escolher” quais são as contas que serão pagas em primeiro lugar.

Permita que ele tenha um sentimento positivo ao quitar o débito e sempre tente uma boa negociação das dívidas.

6. Fale sobre os benefícios e prejuízos que o cliente terá se não pagar a conta

É possível despertar o desejo do consumidor em quitar uma dívida se ele souber de algumas consequências como sujar o nome ou perder a oportunidade de ganhar um bom desconto em uma negociação.

Fazer a cobrança de forma amigável pode não ser uma tarefa fácil, mas com bons processos, e uma preparação prévia, essa pode ser certamente a melhor forma de conseguir recuperar dívidas. Além disso, existem outras vantagens em não levar a cobrança para o jurídico como:

  • Facilidade na negociação;
  • Menos gastos com ações e processos judiciais;
  • Preservação da relação entre a empresa e o cliente;
  • Melhoria da imagem da empresa;
  • Redução do nível de inadimplência com mais rapidez.

Não faltam, portanto, motivos para tentar solucionar os problemas através de negociações e acordos.

Todos ganham: a empresa que terá o seu dinheiro em caixa com mais facilidade e o devedor, que ficará livre da dívida em um curto espaço de tempo e ainda com algumas vantagens.

Como fazer a cobrança de forma amigável?

Depois de seguir todas estas dicas importantes sobre como recuperar dívidas através de uma forma de cobrança amigável, fora do jurídico, queremos deixar aqui exemplos de frases que seu time pode usar para aumentar ainda mais as chances de sucesso.

Certamente esta não é uma tarefa fácil, e muitas vezes pode causar desconforto tanto para quem cobra, quanto para quem é cobrado. Ao invés de partir para uma cobrança muito direta ou agressiva, sempre vale a pena pensar nas melhores formas de abordar o assunto e evitar erros na hora de recuperar dívidas.

Clientes com pouco tempo de atraso:

Olá “”! Ainda não identificamos o pagamento da sua fatura e gostaríamos de saber se podemos ajudá-lo de alguma forma para a quitação do débito.

Olá “”, reparamos uma pendência em seu pagamento. Poderia me informar a melhor data para enviarmos uma nova fatura?

Clientes com dívidas há mais tempo:

Como vai “”? Sabemos que estamos em um momento difícil, e por isso gostaríamos de conversar sobre suas pendências com a nossa empresa e negociar a melhor solução para todos. Como podemos te ajudar?

Olá “”! Pensando em facilitar a regularização da sua fatura em aberto, gostaríamos de informar que é possível regularizar a situação por cartão de crédito ou transferência. Vamos conversar sobre estas outras formas de pagamento?

Além de usar essas frases, fique também atento à algumas questões importantes como:

  • Tom de voz: seja amigável e evite ser rude;
  • Horário para abordar o cliente: limite-se ao horário comercial e sempre dê um tempo para o cliente responder entre uma mensagem e outra;
  • Meio de comunicação utilizado: a pessoa não pode ser exposta.

Ao longo deste artigo, entendemos como recuperar dívidas de forma extrajudicial, e formas adequadas para renegociar com os clientes. Como falamos, são muitos os benefícios proporcionados por essa forma de cobrança, tanto para o credor, quanto para o devedor.

Quer saber mais sobre outras formas eficientes de cobrar seus clientes? Baixe o nosso checklist para a assessoria de cobrança.

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