Quais são os principais desafios de uma factoring e como superá-los?

Dois empresários olhando um tablet e ao fundo, uma mesa duas pessoas analisando uma papelada

Sem dúvidas, o factoring é uma opção muito vantajosa para pequenos e médios empreendimentos que estão passando por dificuldades. Sobretudo, relacionada à liquidez financeira. Porém, há desafios de uma factoring que você precisa superar para alcançar os resultados que espera obter nessa atividade.

De acordo com um levantamento do SINFAC-SP, o índice de operações de factoring cresceu 12,12% entre maio de 2019 e o mesmo período de 2021. Isso quer dizer que cada vez mais empresas buscam financiar suas atividades com as operações de factoring para continuar suas atividades e, depois de algum tempo, voltarem a crescer.

Essa opção oferece uma série de benefícios aos empreendimentos. Sendo o apoio que muitas vezes falta para que o negócio suporte os períodos de dificuldades comuns de acontecerem na fase de desenvolvimento e se consolide no mercado.

Nesse sentido, vamos te mostrar quais são os principais desafios de uma factoring. Assim como, os métodos mais efetivos para superá-los, restabelecendo a estabilidade financeira da sua empresa.

Tenha uma excelente leitura!

5 principais desafios de uma factoring

Assim como qualquer outro tipo de atividade comercial, há diversos desafios diários em uma factoring que você vai precisar lidar. Dentre os quais, destacamos os seguintes:

1. Inadimplência

Ao operar como factoring, um dos principais desafios da empresa é ter que lidar com eventuais casos de inadimplência por parte dos clientes. Isso porque, coloca em risco a atividade comercial.

Como você sabe, a operação de factoring antecipa recursos oriundos de vendas a prazo dos seus clientes, ajudando-os a recompor seus fluxos de caixa. Assim, o compromisso da empresa sacadora devedora passa a ser com a factoring.

Em função disso, você não pode descuidar dos recebimentos porque quanto mais inadimplentes houver na carteira, mais difícil vai ficar a situação da sua factoring.

2. Taxas e margens de lucro

A redução das taxas e/ou das margens de lucro da factoring impactam na performance e nos resultados da factoring. Principalmente, devido às próprias características da atividade comercial.

Com o aumento da concorrência, a tendência é que taxas e margem de lucro sejam reduzidas gradativamente. O que leva empresas de factoring a uma necessidade iminente de superar esse desafio.

3. Surgimento de tecnologias

À medida que novas tecnologias foram surgindo no mundo corporativo, como, por exemplo, Big Data, Business Intelligence e Inteligência artificial, empresários de fomento mercantil precisaram se reinventar.

Assim, é necessário aumentar o conhecimento e envolvimento com soluções tecnológicas consideradas essenciais. Ou seja, aquelas que melhoram a gestão, otimizam processos e tornam a tomada de decisão da empresa muito mais precisa. O que, cá entre nós, é um dos grandes desafios de uma factoring.

4. Fatores externos

Ao contrário do que muitos pensam, não é só fatores internos da empresa que entram na lista de desafios de uma factoring. Você também precisa se preocupar com o que está acontecendo externamente.

A pandemia da Covid-19, por exemplo, afetou uma série de negócios que não estavam preparados para uma condição como essa. Inclusive, empresas de factoring. Além disso, o número de concorrentes cresce sem parar nos mais diversos segmentos. Especialmente, por conta da transformação digital.

5. Atualização de informações

Atualmente, a maioria das pessoas são submetidas a uma quantidade de informações maior do que nossa capacidade de análise. E nas empresas de fomento mercantil essa realidade não tem sido diferente.

A quantidade de dados a serem gerenciados foge do controle dos gestores. De modo que, filtrar quais informações são mais relevantes é um dos desafios de uma factoring.

Como superar os desafios de uma factoring?

Dito isso, como superar todos esses desafios de uma factoring? Como levar essa atividade comercial a efetivamente ajudá-lo a alcançar os resultados que tanto espera? É o que você vai descobrir agora.

Se atualizar no mercado

Para superar os desafios de uma factoring, uma das primeiras coisas que você deve pensar em fazer é se atualizar no mercado. A competitividade é o que mantém o negócio vivo, por assim dizer.

Em outras palavras, empresas que não se atualizam vão ficar para trás. Sobretudo, porque nos dias atuais o ritmo do mercado é muito mais exigente do que em outros tempos. Sendo assim, é indispensável ficar atento às novas tecnologias e inovações que surgem no mercado a todo momento.

Investir em tecnologia

Investir em soluções tecnológicas ajuda a contornar os desafios do fomento mercantil. Uma vez que, melhoram a gestão de dados, otimizam processos operacionais, automatizam tarefas repetitivas e muito mais.

Trata-se de ferramentas que vão melhorar a produtividade do negócio. E, consequentemente, impulsionar os seus resultados em números de vendas. Com isso, vale a pena buscar softwares CRM, ERP e GCP, por exemplo.

Diversificar operações

Outra solução para encarar os desafios de uma factoring é diversificar suas operações. Antigamente, o mercado era muito restrito à antecipação. Agora, porém, há diversas formas de fazê-lo juridicamente. Alguns exemplos são:

  • ESC;
  • SCD;
  • SEP.

Além disso, há variações e ferramentas que foram surgindo ao longo do tempo na própria operação de factoring, como: boleto proposta, comissária, escrow account, dentre outros.

Contratar profissionais especializados

Por fim, uma das melhores formas de superar os desafios de uma factoring é contratar profissionais especializados para ajudá-lo a deixar a empresa estável na parte financeira novamente e em crescimento.

Às vezes, todos os desafios encontrados no fomento mercantil são complicados demais às empresas resolverem por conta própria. Ainda mais se estivermos falando de pequenos negócios. Então, nada melhor do que deixar tudo nas mãos de especialistas no assunto, não é?

Conclusão

Agora que você sabe quais são os principais desafios de uma factoring e quais são os meios de superá-los, tem o que precisa para ser bem-sucedido nessa atividade comercial.

Para isso, conte a Decisão Sistemas. Somos uma empresa líder no mercado de desenvolvimento de softwares para segmentos como de factoring. Assim, vamos tornar seu negócio o mais otimizado, competitivo e rentável possível, alavancando seus resultados. Conheça mais sobre nossas soluções para factoring!

 

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Aniversário Decisão Sistemas | 50% de desconto nas primeiras 2 mensalidades

0
Would love your thoughts, please comment.x