5 dicas de como inovar no setor de cobranças

O setor de cobranças não é conhecido por ser inovador — no entanto, mesmo os trabalhos mais difíceis se beneficiam de ter as ferramentas certas e a cobrança não é exceção a esta regra.

Hoje, a transformação digital no setor de cobranças está transformando a forma como os recebíveis vencidos são coletados junto aos devedores. Em última análise, a tecnologia está tornando o setor mais inteligente, mais eficiente e mais seguro.

Mas como você, na sua assessoria, pode inovar para garantir esse tipo de benefício ao seu negócio? Continue lendo e veja algumas dicas que separamos sobre como inovar no setor de cobranças!

Qual a importância da inovação nas empresas?

A cobrança de dívidas é um daqueles tópicos sobre os quais a maioria das pessoas não quer falar. Você ouve o termo cobrança e, para a maioria, há uma conotação negativa.

No entanto, as assessorias de cobrança desempenham um papel importante para os negócios na atualidade, que é de justamente garantir uma cobrança profissional para conquistar o cliente e recuperar o débito.

As empresas não devem perder o foco da situação pessoal em que cada cliente pode se encontrar. Encontrar o equilíbrio entre cobrar o dinheiro devido e tratar os clientes com respeito e empatia é fundamental. No entanto, é comum que erros sejam cometidos na cobrança, gerando reclamações e maiores dificuldades no processo.

Como a tecnologia soluciona as dores no setor de cobrança

Para ter sucesso, é preciso entender quais são as principais dores dos clientes e como resolvê-las. Em geral, podemos resumir as principais reclamações que as assessorias recebem nos quatro pontos abaixo:

  • Valor incorreto cobrado;
  • Valor da dívida não verificado;
  • Dívida já paga;
  • Dívida não possuída.

Essas reclamações são mais questões de esclarecimento do que uma questão de como as equipes de cobrança procedem. Então, como as empresas podem mitigar essas dores que só servem para manchar o processo de cobrança do ponto de vista do cliente? A boa notícia é que a solução para elas é a mesma, e passa pela uso da tecnologia.

tecnologia no setor de cobranças está desempenhando um papel importante e está rapidamente se tornando a principal ferramenta das assessorias de sucesso. Ela não só melhora o processo de cobrança, mas também deixa os clientes se sentindo mais positivos sobre seu envolvimento.

Em suma, a tecnologia está sendo usada para melhorar a experiência no setor de cobrança e, ao mesmo tempo, permitir que as equipes e organizações de cobrança trabalhem de maneira mais inteligente, melhorem seu desempenho, fluxo de caixa e, por fim, os resultados financeiros.

5 dicas para inovar no setor de cobranças

Veja abaixo as dicas de como inovar no setor de cobranças:

1. Análise e relatórios de dados

Formas novas e aprimoradas de coleta de dados tornaram mais informações disponíveis do que nunca. A inteligência de negócios fornece percepções do cliente com suas informações e histórico que podem ajudar os agentes a entender como se comunicar melhor com eles. Automatizar relatórios e monitorar o desempenho também pode revelar informações que identificam áreas de melhoria.

2. Analisando o envolvimento do consumidor

Ao fazer a transição para canais de comunicação digital, as assessorias de cobrança inovadoras têm uma imagem clara de cada interação que um consumidor tem com seu serviço. Isso permite aumentar o engajamento e a taxa de resposta do devedor.

Se, por exemplo, um consumidor abriu um e-mail e clicou em um link dentro dele, mas não respondeu aos três e-mails a seguir que recebeu, o algoritmo pode determinar uma mensagem nova e exclusiva que se encaixa melhor à situação para gerar engajamento.

3. Construindo sistemas escaláveis

As soluções digitais de cobrança são muito mais escaláveis do que suas contrapartes tradicionais. A tecnologia mais recente pode ser integradas às estratégias existentes, permitindo que assessorias totalmente digitais possam escalar sem exigir mais equipe ou treinamento das equipes de cobrança tradicionais.

Ao construir soluções de conformidade orientadas por software, as soluções de cobrança de dívidas podem ser facilmente dimensionadas para atender com segurança a milhares de contas. Ferramentas de comunicação automatizadas significam que a maioria dos consumidores pode resolver suas dívidas sem ter que falar diretamente com um agente.

4. Mensagens instantâneas

As mensagens instantâneas ganharam o consumidor e seu futuro está ficando cada vez mais brilhante. Os aplicativos de mensagens têm permeado o mercado, com o WhatsApp sendo atualmente o mais popular, com 1,6 bilhão de usuários ativos por mês.

Estudos mostram que as comunicações B2C (empresa-para-cliente) são bem-vindas entre os consumidores. E as mensagens instantâneas são um ajuste perfeito, especialmente para cobranças de dívidas, pois é uma forma de comunicação menos intrusiva e dá aos clientes a oportunidade de interagir de forma privada e em seus termos.

5. Automação de conversa

A automação de processos na cobrança não é um fenômeno novo. Atividades que são feitas manualmente por humanos estão sendo substituídas por um processo automatizado. Além disso, há uma tendência crescente em automatizar conversas com clientes usando chatbots.

A automação da conversa em sua forma mais simples envolve a criação e implantação de bots para alcançar os clientes, iniciar o papo, preencher os elementos mais básicos da conversa e, em seguida, passar para um agente concluir a transação.

Essas são apenas algumas das inovações tecnológicas que estão revolucionando o setor de cobrança. Sabemos que encontrar o ajuste certo significa fazer parceria com uma empresa que aproveita a tecnologia de novas maneiras para beneficiar nossos clientes.

Por isso, conheça o DICOB agora mesmo e veja o que ele pode fazer pela sua assessoria de cobrança!

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x