O que é Antecipação de Recebíveis e quais as vantagens?

A antecipação de recebíveis ocorre quando uma empresa vende as faturas a receber para uma factoring visando ter acesso rápido ao dinheiro.

Para quem tem experiência no setor financeiro, abrir a própria factoring pode ser uma boa oportunidade.

Enquanto a empresa cedente, aquela que vende as faturas, consegue gerar capital de giro para continuar operando, a factoring lucra com as comissões auferidas, despesas de juros e taxas pagas.

Se isso realmente parece como uma boa opção, continue lendo e entenda direito como a antecipação de recebíveis funciona e quais são os seus benefícios!

Por que Antecipação de Recebíveis?

Gerenciar uma empresa pode ser recompensador para os empreendedores, mas essas recompensas exigem grande risco e não vêm sem um certo nível de estresse.

Um dos estresses mais comuns enfrentados pelos proprietários de pequenas empresas vem de problemas no fluxo de caixa devido a atrasos nas contas a receber.

Quando as faturas não são pagas por um cliente inadimplente, o fluxo de entrada de dinheiro para a pequena empresa pode ser muito comprometedor.

Enquanto isso, as demandas em sua conta bancária por despesas operacionais, como serviços públicos, seguros, folha de pagamento e muito mais, não mudam de ritmo para corresponder aos padrões de receita comprometido.

Como PMEs, esses empresários possuem dificuldade de conseguir financiamentos junto às grandes instituições. Além disso, muitas vezes precisam de acesso ao crédito de forma rápida e menos burocrática, o que faz da antecipação de recebíveis a melhor saída.

Como funciona o processo de antecipação?

A antecipação de recebíveis é uma opção de financiamento disponível para fornecer capital de giro de curto prazo a pequenas e médias empresas, em troca de vender as duplicatas ou cheques pré-datados a um terceiro, no caso, a factoring.

Embora semelhante, a factoring não é o mesmo que financiamento de contas a receber ofertado por bancos tradicionais, embora os termos sejam frequentemente usados ​​de maneira intercambiável.

A antecipação de recebíveis é mais simples, fácil de usar e basta negociar os títulos a vencer. Por isso, ela é a solução ideal para problemas a curto prazo.

Por que as PMEs buscam a antecipação de recebíveis?

Entender os benefícios que a antecipação de recebíveis fornece às PMEs lhe dará uma ideia da oportunidade que você tem de ganhar dinheiro com a execução de seu próprio negócio de factoring. Veja quais são eles abaixo:

1. Fluxo de caixa instantâneo

Quando uma empresa vende a prazo, é comum esperar de 30 a 90 dias pelo pagamento dos clientes. Isso pode levar a problemas de fluxo de caixa.

Quando elas optam pela antecipação de recebíveis, a empresa recebe pela negociação do título, em prazos que variam de 24 a 48 horas. Isso aumenta rapidamente o fluxo de caixa, permitindo que ela cubra as despesas operacionais do negócio sem atrasos.

2. Acesso a melhores clientes

As empresas de factoring devem ter acesso a dados de crédito e informações sobre o dia a dia das empresas que são potenciais ou atuais clientes das factorings.

Isso permite que o cedente tome decisões informadas e calculadas sobre clientes novos e existentes. Sendo assim, fica mais fácil para ter atitudes certeiras e bem planejadas.

3. Crescimento mais rápido

A factoring tem flexibilidade e capacidade para ajudar a empresa a crescer em um ritmo mais rápido do que se fosse autofinanciada ou apoiada por um empréstimo bancário. A antecipação de recebíveis também é fácil de configurar.

Em vez de alavancar um empréstimo bancário tradicional, a empresa pode abrir uma conta de factoring dentro de dias. Ao contrário dos termos bancários, o limite para o montante que pode ser antecipado com uma estrutura de capital forte.

4. Financiamento inicial

Novas empresas muitas vezes precisam de financiamento para entrar em operação. Mas sem histórico, folha de balanço ou demonstração de fluxo de caixa, elas não se qualificarão para empréstimos baseados em ativos ou em fluxo de caixa.

A antecipação de recebíveis não possui esses requisitos porque é baseada no histórico de crédito dos clientes de uma empresa.

A factoring examinará as pontuações de crédito dos clientes, padrões de pagamento e saúde financeira geral antes de concordar em realizar as primeiras operações.

Há quanto tempo a organização cedente está no negócio, não é uma preocupação importante para o fator, o que aumenta o número de empresas que a antecipação de recebíveis pode atender. O que mais importa é a qualidade dos títulos que estão sendo ofertados.

Basicamente, a razão pela qual as empresas optam pelos serviços de uma factoring, em vez de esperar que seus clientes paguem, ou obtém um empréstimo bancário é porque com a antecipação de recebíveis o processo é muito mais rápido e simples.

E você, o que acha? Gostou de saber mais sobre a factoring? Assine nossa newsletter, acompanhe as novidades aqui do blog e vire expert neste assunto!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Aniversário Decisão Sistemas | 50% de desconto nas primeiras 2 mensalidades

0
Would love your thoughts, please comment.x