Como funcionam as taxas na factoring?

O que é uma factoring muita gente já sabe. Mas, alguns detalhes, como as taxas na factoring, existentes no processo de antecipação de recebíveis ainda é desconhecido por muitos.

Um dos elementos que fazem parte desse processo e que normalmente geram dúvidas e confusão desde a simulação, são as taxas envolvidas e o fator de compra na antecipação de recebíveis.

Se você tem alguma dúvida sobre as taxas na factoring, então, esse é um bom momento para acompanhar este artigo até o fim.

O que é uma factoring

As factorings são empresas especialistas na compra de recebíveis, que consistem em comprar  direitos creditórios dos mais diversos tipos de títulos.

Ou seja, uma pessoa ou empresa que possua títulos para receber a prazo pode vender este direito a uma factoring e assim, receber os valores à vista, mediante o pagamento de uma taxa referente à antecipação que está sendo feita e à prestação dos serviços da factoring.

O fomento mercantil é bastante utilizado por empresas ou pessoas que têm dificuldades em adquirir uma linha de crédito em instituições financeiras tradicionais em virtude de toda a burocracia e altas taxas de juros arraigadas a estas instituições.

Taxas envolvidas na antecipação de recebíveis

As factorings, por não serem  instituições financeiras, não trabalham com taxa de desconto em suas transações, assim como os bancos fazem.

As empresas de fomento mercantil, diferente dos bancos, não captam dinheiro de terceiros para efetuar suas operações e contam apenas com recursos próprios para efetivar a compra de recebíveis de seus clientes.

Assim, essas empresas sobrevivem apenas dos lucros adquiridos através das taxas auferidas nas operações de factoring, cobradas por seus serviços.

Dessa forma, as taxas cobradas pelas factorings existem para cobrir basicamente os riscos operacionais, a inadimplência e os custos de manutenção da empresa.

Essas taxas, que se envolvem no processo de antecipação de recebíveis, têm como base o fator de compra diário, publicado pela ANFAC. Assim, ele é utilizado como referência para a compra de créditos mercantis nas operações.

A composição do fator de compra leva em consideração elementos como o custo – oportunidade do capital próprio, custos variáveis e fixos, impostos, despesas com cobrança, expectativas de lucro e risco, ou seja, o fator de compra representa a precificação da antecipação de recebíveis levando em conta todos os custos que uma factoring tem.

Como essas taxas na factoring são calculadas?

Como já vimos, a antecipação de recebíveis é uma opção de crédito oferecida pelas instituições financeiras e não financeiras, permitindo que empresas antecipem o recebimento de valores futuros.

Nesse processo, há a cobrança de taxas, e o cálculo é feito sobre o valor total dos recebíveis antecipados.

Geralmente, os bancos calculam as taxas de antecipação de recebíveis, com base na taxa Selic e na taxa de risco do cliente. Assim, quanto maior o risco, maior o percentual de taxas cobradas.

A taxa cobrada pelos bancos para esse tipo de transação varia entre 2% e 15%. Em comparação, outras modalidades de crédito teriam taxas maiores.

Por isso, a antecipação de recebíveis pode ser uma opção mais vantajosa para empresas que precisam de capital de giro.

No entanto, é importante lembrar que é preciso cautela para usar a antecipação de recebíveis, pois pode comprometer a capacidade de pagamento da empresa no futuro.

É vantajoso optar por uma Factoring?

Optar por uma Factoring pode ser muito vantajoso para as empresas, já que essa modalidade de negócio oferece diversas oportunidades de lucros atraentes.

Com ela, é possível oferecer soluções financeiras úteis para outras empresas, que podem estar lutando para gerir o seu fluxo de caixa.

Um dos maiores benefícios em administrar Factoring é a redução de riscos financeiros. Isso acontece porque esse tipo de negócio permite que a empresa obtenha o pagamento de suas faturas, mesmo que o seu cliente não pague.

Além disso, a Factoring também pode ajudar a empresa a receber os valores devidos de maneira mais rápida, o que contribui para a otimização do seu fluxo de caixa.

Outra vantagem é a taxa na Factoring, que pode ser menor do que em outros negócios. Além disso, ela oferece um serviço completo, desde a análise de crédito até a negociação de dívidas. 

Dessa forma, as empresas que optam por essa modalidade de negócio podem ter mais tempo para se concentrar em outras atividades importantes, como o marketing e as vendas.

Sendo assim, a Factoring pode ser uma excelente opção para as empresas que desejam aumentar sua eficiência financeira e oferecer soluções úteis para outras empresas.

Além disso, essa modalidade de negócio pode ser extremamente rentável para os empresários que investem nessa área.

E se você quer potencializar os resultados da sua empresa de factoring, contar com um parceiro como a Decisão Sistemas fará toda a diferença.

Conheça também nosso software, DiFact, o software ideal para gerenciar as operações da sua factoring, incluindo cálculo de operações, controle da carteira e gerenciamento de risco.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Aniversário Decisão Sistemas | 50% de desconto nas primeiras 2 mensalidades

0
Would love your thoughts, please comment.x