Mercado de factoring: saiba quais são as perspectivas para os próximos anos

Mercado de factoring: saiba quais são as perspectivas para os próximos anos

Estamos encerrando um ano sem precedentes que foi marcado pelas consequências econômicas devastadoras decorrentes da pandemia do coronavírus. Com o avanço recente da vacinação, finalmente estamos olhando para 2022 com a promessa de um novo ano repleto de otimismo renovado por um retorno à normalidade e pela retomada da economia.

Contudo, algumas incertezas ainda pairam sobre nós, e negócios de todos os setores planejam como poderão executar suas estratégias de gestão para alcançar os mesmos patamares de crescimento pré-pandemia. Neste cenário, as factoring se apresentam como parceiras financeiras alternativas.

Enquanto os bancos tradicionais com seus processos burocráticos têm perdido espaço, as factoring têm ganhado seu espaço ajudando os negócios a gerenciar seu fluxo de caixa e manter o funcionamento sem problemas após sobreviver ao período turbulento da economia.

Com isso, espera-se que em 2022 e além, o fomento mercantil cresça como alternativa simples, rápida e eficaz para acelerar o crescimento dos negócios. Abaixo, fazemos uma análise do mercado de factoring e o que mais esperar para os próximos anos!

Mercado de factoring: tendências que chegaram para ficar

O mundo mudou. Mais especificamente, os hábitos e prioridades de consumos das pessoas e mudaram como resultado da pandemia, que forçou as empresas a se adaptarem em tempo real. Essas mudanças no comportamento do consumidor e uma maior dependência do comércio eletrônico causaram uma transformação massiva em todas as facetas da cadeia de suprimentos.

Ao olharmos para 2021 e as perspectivas gerais para os serviços de factoring, vários aspectos devem ser considerados. Forçados pela crise, os empreendedores pequenos e grandes tiveram que repensar modelos de negócios em um curto período de tempo para sobreviver às transformações. Isso deu um fôlego para aqueles que foram capazes de aumentar a eficiência e digitalizar suas operações.

No entanto, apesar das perspectivas de crescimento do PIB para 2022, o próximo ano requer ainda um pouco de cautela. Enquanto as empresas, especialmente as PMEs, provaram sua capacidade de reinvenção nos meses que passaram, com muitas descobrindo novas oportunidades até em setores diferentes do que atuavam, 2022 promete ser um ano mais conservador no quesito investimentos.

A alta do dólar, o aumento do preço dos combustíveis e a consequente alta dos juros na tentativa de frear a inflação criam um cenário que exige cautela dos empreendedores. Tudo isso somado às eleições gerais deve se traduzir em uma pressão maior sobre o mercado.

O mercado de factoring preencherá a lacuna deixada pelos bancos

Diante de um cenário que promete trazer desafios, as empresas continuarão a precisar de recursos financeiros, seja para crescer suas operações em andamento ou para reduzir despesas e se adequar ao mercado. Essas empresas terão que contar com o fomento mercantil para garantir os recursos de que precisam para expandir seus negócios com eficácia.

No mercado de factoring, o perfil de cliente normalmente se encaixa em duas categorias. Eles geralmente estão experimentando um rápido crescimento onde a oportunidade está colocando uma pressão sobre seu fluxo de caixa ou eles estão passando por um momento turbulento em que precisam ajustar as contas e processos internos.

Na maioria dos casos, os bancos não se sentem à vontade para financiar essas pequenas e médias empresas devido à pressão que um potencial investimento impõe ao fluxo de caixa e à incerteza do desempenho financeiro futuro.

Os bancos normalmente preferem financiar empresas com ganhos previsíveis, fluxo de caixa estável e taxas de crescimento gerenciáveis, enquanto as factorings muitas vezes podem ignorar essas questões e fornecer financiamento com base na qualidade das contas a receber de cada cliente.

Lucros, fluxo de caixa e taxas de crescimento não representam um obstáculo para uma empresa de factoring se ela puder se sentir confortável com a base de clientes da cedente e uma garantia adicional.

As factorings vão além dos números para entender a história, entender por que a empresa está tendo problemas, avaliar os planos da empresa para resolver o problema e determinar se podem apoiar a empresa.

Elas também buscam avaliar a história da empresa como um todo. Por exemplo, a empresa pode ter perdido um cliente importante ou um contrato, ou ganhou um novo contrato e precisa de ajuda com o financiamento como resultado.

No próximo ano, os relacionamentos bancários se tornarão cada vez mais tensos, com os bancos procurando sair de relacionamentos antigos que pararam de gerar lucros. Os clientes bancários serão forçados a buscar financiamento em fontes alternativas, e a factoring é uma boa solução.

O processo de aprovação é mais fácil, não cria dívidas quando os clientes usam os ativos da própria empresa e existem critérios de subscrição mais leves, traduzindo-se em acesso mais rápido ao aumento do capital de giro.

O papel da tecnologia no futuro das factorings

O tempo necessário para receber as solicitações e enviar o dinheiro para as cedentes foi reduzido devido aos sistemas de factoring. Hoje, fornecer aos clientes integração online e pagamentos digitais diretos é essencial para atender os consumidores em sua maior urgência.

Oferecer a eles um portal online que os ajudam a revisar e responder perguntas comuns sobre suas contas de forma rápida e fácil oferece aos clientes outro nível de autoatendimento. No longo prazo, a tecnologia é crítica, especialmente quando se trata de pagamentos, mas será importante ampliá-la.

As empresas desejam operações tranquilas, garantindo financiamento alternativo com menos complicações, como cláusulas restritas e requisitos de receita — com a tecnologia certa, as factorings podem oferecer exatamente isso, assegurando ao mesmo tempo menos riscos às suas próprias operações.

Com isso, em 2022 espera-se um crescimento renovado para o mercado de factoring, especialmente com o fim dos programas federais de subsídio às empresas durante a pandemia. O resultado final é que as factorings desempenharão um papel importante em ajudar as empresas a melhorar suas chances de sucesso durante um período que ainda é marcado por incertezas.

Para saber mais sobre o mercado de factoring, acompanhe o blog da Decisão Sistemas e fique de olho em todas as nossas novidades!