Conheça 7 mitos e verdades sobre as Factorings

As Factorings vêm crescendo a cada dia e sua popularidade se dá ao fato delas terem auxiliado, no decorrer dos anos, muitos empreendedores Brasil a fora e graças à sua praticidade.

O fomento mercantil é a operação financeira que antecipa recebíveis, ou seja, são operações que transformam vendas a prazo em dinheiro à vista. Esta prática é muito utilizada por empresas que precisam de dinheiro para investir, ampliar seu negócio, movimentar seu capital de giro ou qualquer outra ação que vise ter dinheiro em caixa.

Com a crescente fama das Factorings, é claro, acabam surgindo muitas dúvidas dos clientes que pretendem contratar esse tipo de serviço e, por isso, vamos esclarecer alguns mitos com as verdades para que não fiquem dúvidas na hora de trabalhar com uma factoring.

Para que serve as Factorings?

As Factorings são as empresas responsáveis por realizar o fomento mercantil, uma forma de as empresas financiarem o fluxo de caixa recebendo à vista seu contas a receber, mediante uma taxa de desconto (factor).

Isso permite que as Factorings desbloqueem fundos vinculados a faturas a vencer e não pagas para que a empresa receba o dinheiro antecipadamente. Isso facilita o gerenciamento do fluxo de caixa para as empresas que usam o fomento mercantil.

As Factorings também reduzem o risco de crédito para o negócio, o que significa que a empresa não precisa mais perseguir clientes para receber as faturas, passando a ser responsabilidade da Factoring fazer a cobrança.

Em suma, portanto, a Factoring realiza:

  • A compra das faturas a vencer de uma empresa;
  • A cobrança junto aos devedores para pagamento dos valores;
  • Análise de crédito dos devedores (reduzindo o risco de inadimplência).

7 mitos e verdades sobre as Factorings

Sem dúvidas, há muito espaço para que o mercado de fomento mercantil e as Factorings cresçam no Brasil. Se você está pensando em aproveitar deste movimento, mas ainda tem dúvidas sobre o modelo, abaixo listamos os principais mitos sobre as Factorings e explicamos porque eles são falsos! Veja só:

1. Leva muito tempo para abrir conta em uma Factoring

Quando se pensa em conseguir uma linha de crédito, logo vem à cabeça o tempo e a burocracia envolvidos neste processo. Não é mesmo? Principalmente no Brasil, onde quase tudo é muito burocrático.

Quem abre uma empresa sabe muito bem como é isso, entretanto, com as Factorings é possível agilizar o processo de se conquistar linhas de crédito devido à sua praticidade e rapidez. Esse ponto, inclusive, é o que tem conquistado e atraído mais clientes a cada dia. Então se você precisa de dinheiro rápido e sem complicação, da uma olhada em quando contratar uma factoring faz sentido.

2. Os juros das Factorings são tão altos quanto os dos bancos

Esse tipo de empresa trabalha com a antecipação de recebíveis já existentes, geradas pelas vendas a prazos de seus clientes, então, o que acontece é a troca de uma conta a ser recebida a prazo por dinheiro à vista, mediante um fator negociado conforme o custo de oportunidade da operação, mais taxas de serviços, se houver.

3. As factorings atendem apenas empresas com problemas

Grande parte do sucesso e do crescimento no mercado que as factorings têm conquistado se dá em virtude de seus serviços serem bastante democráticos e atenderem a qualquer tipo de empresa.

Os motivos para a contratação do fomento mercantil são inúmeros e este serviço está aberto as empresas que precisam de dinheiro tanto para resolver problemas quanto para aquelas que estão bem posicionadas no mercado e querem uma linha de crédito para investir em seu negócio.

Independente dos motivos que levaram o empresário a procurar uma factoring, ele vai conseguir antecipar seus recebíveis e começar a trabalhar nos objetivos que o levaram a procurar esse serviço.

4. As factorings são agiotas

Muitas pessoas têm essa dúvida e pensam que factorings são agiotas. Fique tranquilo, factorings não são agiotas. O serviço prestado por uma factoring é baseado em processos altamente profissional e totalmente legal e nada tem a ver com as práticas reprováveis de agiotas.

5. A Factoring realiza empréstimos

As Factorings não realizam empréstimos no formato tradicional praticado pelos bancos (com juros altos e parcelas mensais para pagamentos). Elas antecipam para a data da operação os valores a prazo que já são de direito da empresa.

Uma das vantagens de conseguir crédito dessa forma é que não há contração de dívida, ou seja, a empresa recebe por aquilo que já lhe era devido, sem se comprometer com uma nova dívida.

6. Factoring faz análise de crédito

A Factoring não vende o serviço de análise de crédito de seus clientes — no entanto, ao comprar os títulos de crédito, a Factoring é capaz de reduzir o risco para elas porque realiza a análise de crédito dos sacados devedores dos títulos, para identificar e reduzir as chances de inadimplência.

Ela também passa a ser responsável por realizar a cobrança dos títulos de créditos junto aos devedores, liberando tempo da empresa para cuidar do que realmente importa.

7. As Factorings são confiáveis

Sim! Contratar uma Factoring é seguro, prático, rápido e vantajoso. O fomento mercantil já é regularizado no Brasil desde a década de 70, e esse modelo tem só crescido desde então.

Agora que suas principais dúvidas sobre as Factorings foram esclarecidas, é possível enxergar que esta é uma ótima oportunidade para empreendedores que querem entrar no mercado financeiro, com um modelo de negócios em pleno crescimento.

Para saber mais sobre o mundo do fomento mercantil, acompanhe o blog da Decisão Sistemas e fique de olho em todas as nossas postagens!

 

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x