O que um sistema de Factoring precisa ter?

A seleção de um novo sistema de Factoring para sua empresa deve ser uma decisão coletiva que considera as necessidades de todos os envolvidos em seu negócio. Isso significa pensar nas necessidades dos funcionários, nas necessidades dos clientes e nas suas necessidades em conjunto.

A solução certa será aquela com as funcionalidades ideais para atender as dores de todas as partes interessadas na sua Factoring. Isso permitirá otimizar os processos internos e garantir o melhor retorno para cada operação.

Mas como um sistema de Factoring eficiente se parece? Quais as funcionalidades que você deve buscar em um? Ficou interessado? Continue lendo e descubra a resposta para essas e outras perguntas!

O que é um sistema para Factoring?

Vamos começar com o básico. Um sistema de Factoring serve para integrar todos os componentes do seu negócio, automatizar funções e compartilhar dados relevantes entre departamentos para otimizar as operações.

Um sistema de Factoring é similar a um ERP (Enterprise Resource Planning), no entanto, ao contrário do ERP, é desenvolvido especificamente para a atividade de fomento mercantil. Isso significa que o sistema de Factoring vai conter funcionalidades específicas, tais como cálculo das operações de Factoring, emissão de contratos e gerenciamento de risco.

É por isso que contar com um sistema de Factoring é fundamental. Afinal, o sucesso das suas operações está diretamente ligado a quão bem você faz a análise de risco dos créditos que compra, calcula o lucro em cada operação e quão produtivo seu negócio consegue ser em um dia. O sistema de Factoring pode te ajudar com tudo isso e muito mais, como mostraremos a seguir…

5 funcionalidades que um sistema para Factoring deve ter

Nem todos os sistemas de Factoring são criados iguais. Para garantir que escolha o melhor para o seu negócio, é preciso conferir antes se o sistema possui as funcionalidades que realmente aumentam a eficiência do fomento mercantil.

Veja abaixo quais são elas:

1. Gestão automatizada de títulos

Outra funcionalidade essencial em um sistema de Factoring é a gestão automatizada de documentos. O sistema deve permitir que você crie, armazene e distribua documentos ao longo do processo de fomento mercantil.

Ele também deve produzir documentos automaticamente. Por exemplo, você pode configurar modelos de documentos e mapear dados no sistema para que o software emita contratos de fomento automaticamente toda vez que houver o aceite de um novo cliente.

2. Gestão de cobranças

O sucesso da operação de fomento mercantil também depende de quão bem você faz a gestão do pagamento e cobrança dos títulos. Para isso, o sistema deve permitir que você monitore contas inadimplentes, tome medidas e registre-as no sistema (por exemplo, ligue para o cliente, registre a promessa de pagamento, ligue para acompanhar se uma promessa for quebrada).

Ele também deve te dar uma visão geral de todas as contas em aberto em uma única página, além de passar todas elas por um processo de validação para garantir que atendem a todos os critérios de aceitação e contrato do cliente.

3. Cálculo automático das operações

Calcular os juros sobre o saldo devedor e recalcular os juros em caso de amortização parcial antecipada da dívida é uma tarefa chata, porém essencial. Beneficie-se da função de automação para o cálculo de títulos vencidos que deve acompanhar seu sistema de Factoring.

O software também deve ser capaz de calcular automaticamente valores de reserva alocados, pendentes e liberados, além dos prazos e demais encargos de cada operação. Isso também facilitará sua vida na hora de realizar a contabilidade da empresa.

4. Rastreamento e relatórios de dados

Os dados são fundamentais para decidir os melhores rumos do negócio. Por isso, seu sistema de Factoring deve ser capaz de gerar relatórios de desempenho e compilar dados que o permitam tomar decisões embasadas.

O sistema deve permitir realizar uma análise detalhada das transações contábeis para cada valor calculado e lançado no sistema. Também é interessante contar com recursos integrados na plataforma para exportar relatórios internos para outras ferramentas, seja um software específico de contabilidade ou o Excel.

5. Integração com players do mercado

Por último, a análise de crédito é outro ponto fundamental no fomento mercantil para garantir o retorno sobre os créditos comprados. No entanto, fazer essa análise manualmente pode deixar seu negócio exposto a maiores riscos de inadimplência e perda dos lucros.

Os melhores sistemas de Factoring contam com integração com os principais players do mercado para eliminar esse problema. Você pode contar com um sistema que conversa com os principais bureaus de crédito do mercado para gerar uma análise automatizada e precisa em poucos minutos. Isso permitirá que você nunca mais perca uma oportunidade por falta de dados ou demora na operação.

Quem quer ver seu negócio de fomento mercantil crescer deve contar com um sistema de Factoring que possua todas essas funcionalidades. A boa notícia é que você não precisa procurar muito!

O DIFACT é o sistema da Decisão Sistemas feito especialmente para Factorings! Peça logo sua demonstração!

 

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x